.

.
.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

40.º aniversário do GCR Santa Maria de Ribeiros reuniu centena e meia de pessoas em jantar

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 

"Ribeiros somos nós" 

O Grupo Cultural e Recreativo Santa Maria de Ribeiros comemorou 40 anos de existência no dia 6 de Abril com um jantar de aniversário na Quinta das Vinhas que reuniu centena e meia de pessoas ligadas, de várias formas à colectividade, nas suas várias vertentes, cultural, desportiva e recreativa. Quatro décadas de atitude e humildade porque como diz o hino "Ribeiros somos nós"

A maior sala daquele complexo turístico estava cheia de gente de várias idades mas acima de tudo personalidades que se identificam com a colectividade e sentem orgulho em fazer parte dela de alguma forma, daí a constante simbiose de alegria indiferenciada entre todos os presentes. 

O jantar serviu para lembrar toda a actividade já desenvolvida pela colectividade desde o conjunto típico que regressou em força neste jantar e promete espalhar alegria e magia pela freguesia ao famoso conjunto MAK FAM, passando pelo Orfeão de Ribeiros. Mas na vertente desportiva foram lembradas as equipas de Futsal de Traquinas e Benjamins, o Futebol de 11 que conquistou títulos no Futebol Popular e o Futsal de veteranos e de seniores que apesar de ser mais recente também já alcançou títulos na AMAF (Associação de Modalidades Amadoras de Fafe). 

Foram ainda lembradas as jornadas literárias e as festas da criança e nada melhor que duas crianças para animaram um pouco a festa ao interpretar alguns trechos musicais ao piano, primeiro a solo e depois a quatro mãos, elas de seus nomes Bárbara e Matilde, que por sinal são filhas de dois atletas do Clube. 

O momento serviu ainda para homenagear todos os presidentes do Clubes sendo que actualmente o mesmo é dirigido por Marcelo Novais, mas conheceu vários presidentes ao longo destes 40 anos. Houve ainda outras homenagens transversais como ao pároco da freguesia Padre José Maria que, apesar de estar há 15 anos na freguesia reconheceu o grande trabalho que a colectividade desempenha em prol da mesma. Foi ainda reconhecido o apoio ininterrupto do senhor Raul Correia do Intermaché de Fafe e o apoio da Junta de Freguesia, representada por Ricardo Rodrigues e da Câmara Municipal de Fafe que se fez representar neste evento por Manuel Nobre, o qual quando disse que era apenas um mensageiro - "apenas levo e trago mensagens - arrancou alguma gargalhadas pela sua espontaneidade.  

Uma das homenagens mais marcantes da noite foi ao maestro José Rodrigues, pessoa que já não vive em Ribeiros mas que demonstrou nunca ter saído da freguesia tendo referido "não estava à espera disto pois deixei de ter disponibilidade para continuar a liderar o Orfeão". No entanto disse, emocionado e com os olhos embargados em lágrimas, "foi das coisas mais bonitas que fiz na minha vida". 

Marcelo Novais, na qualidade de presidente falou de alguns projectos que a sua direção tem em mente e que passam pela melhoria das condições da sede, a qual pretendem abrir esporadicamente para algumas actividades. Passam ainda pela criação de uma equipa de Futebol de 7 na formação, outra de Futsal Feminino. Relembrou que o orfeão ainda existe e que a ideia é recuperar o Conjunto Típico. Há várias caminhadas em agenda (Passadiços do Paiva e Sistelo) e outras actividades pontuais que mencionou na sua prelecção. Uma das actividades previstas que pode vir a colher grande aderência é a criação de uma equipa de Ciclismo/BTT e Atletismo e Trail, para as quais já existem várias inscrições, principalmente para o Ciclismo/BTT. Quem quiser fazer parte é só falar com qualquer elemento da Direcção, embora quem vai liderar esta secção são o Luís a Xana e o Ricardo Gonçalves.   

Também o seu braço direito na Direção Ricardo Fernandes mostrou intenção de reunir toda a família do Santa Maria anualmente

Antes de se cantar os parabéns houve tempo para admirar no céu escuro o fogo de artifício, segundo depois a animação pelo conjunto típico e depois deste pelo Sousa e os amigos dele, o que é sempre uma festa à parte dentro da própria festa que fica contagiada.  

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI 

Sem comentários: