.

.
.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Andebol: 2.ª Div. Nacional: AC Fafe, 27 - ISMAI, 29

Texto: Associação de Andebol de Braga/ o título é nosso

Entrada com a mão esquerda

Desde os primeiros minutos do jogo A C Fafe – ISMAI que se vislumbraram as enormes dificuldades que o mesmo iria apresentar para os pupilos do Professor Óscar. A primeira parte foi disputada numa toada de equilíbrio, com alternâncias no marcador, quase sempre pela diferença mínima. 11-10 aos 20 minutos e15-14 aos trinta minutos espelham com exactidão esta realidade. Na segunda parte, após os primeiros cinco minutos, cessou a alternância, assumindo o ISMAI a liderança, ainda que com pouco relevo até aos primeiros 15 minutos. Após este período, o ISMAI passou a liderar com maior folga, atingindo inclusive os 5 golos de vantagem, conforme se verificava a cinco minutos do termo do encontro.

A olho nu, esta derrota é um tanto ou quanto inesperada, pois o A C Fafe dispõe na actualidade de um conjunto mais apetrechado que na época anterior, apesar de estar a disputar o campeonato secundário. Derivado desta realidade, pode parecer estranha a derrota de ontem frente ao ISMAI. Efectivamente, não foi o resultado esperado e desejado para o A C Fafe, mas existem atenuantes que podem e explicam esta derrota: em primeiro lugar, o facto de o ISMAI ambicionar com legitimidade, tal como o A C Fafe, um lugar na Fase Final e, se possível, a ascensão à 1ª Divisão Nacional. Em segundo lugar, porque, ao contrário do A C Fafe, o ISMAI é uma equipa rotinada nos processos de jogo, pelo facto de ter sofrido poucas mexidas no seu plantel, mantendo praticamente intocável toda a estrutura da época passada. Para quem conhece os bastidores do desporto, sabe que este handicap é preciosíssimo nos jogos iniciais das diversas provas. Por contraposição, o A C Fafe sofreu forte remodelação, introduziu vários elementos novos no plantel e, naturalmente, faltam rotinas neste grupo. A principal explicação para a derrota só poderá advir destes factores, caso contrário não se justificava.

Ainda assim, este resultado pode até ter um significado positivo, pois deixou claro que, sem humildade e muito querer, os objectivos delineados dificilmente serão alcançados. Se todos os que integram o plantel perceberam isso, só por si esta derrota já valeu a pena.
.

Sem comentários: