.

.
.

domingo, 19 de setembro de 2010

Futebol - Taça de Portugal: AD Fafe, 2 - Melgacense, 0

.
Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Tiago João Lopes
.
Foi preciso puxar dos galões
.
- Golos apontados por Hugo Oliveira e João Nogueira
.
O Melgacense não veio a Fafe para ver jogar mas sim discutir o resultado, jogando de igual para igual, não se remetendo à defesa mas apresentando uma boa distribuição dos seus jogadores no terreno o que impedia linhas de passe para os fafenses. Apesar de ter entrado a todo o gás na segunda parte, a equipa de Agostinho Bento só obteve o primeiro golo aos 72 minutos. Os rapazes de Melgaço só começaram a perder terreno quando o seu meio campo fraquejou. Até aí, faziam pressão alta e aventuravam-se junto da área fafense. O Fafe teve mesmo que puxar dos galões para levar a melhor perante uma equipa que ascendeu esta época pela primeira vez no seu historial à 3.ª Divisão Nacional. O passaporte para a terceira eliminatória da Taça está carimbado e agora os adeptos pedem um grande e em casa para que haja festa rija.
.
Aos dois minutos os alto minhotos beneficiaram de um livre do lado esquerdo do seu ataque com Paulo Almeida a cobrar de forma rasteira e a bola a ser aliviada pela defesa fafense. O Fafe respondeu dois minutos depois, com Silvestre a cruzar ao primeiro poste para desvio de Hugo Oliveira mas, Vítor estava atento e defendeu.
.
Aos oito minutos, a melhor oportunidade da primeira parte. Filipe fez um pique cruzou em perfeitas condições para Hugo Oliveira mas este, completamente só, atirou de primeira por cima da barra.
Respondeu o Melgacense, aos dez, por Delfim (ex-AD Fafe), com este a entrar na área a rematar ao primeiro poste e a obrigar Carneiro a defesa apertada para canto.
.
O Fafe voltou a ter uma grande oportunidade aos 16 minutos. Ferrinho fez o mais difícil aos desviar com maestria um defesa contrário mas, ao querer colocar o remate ao poste mais distante, fê-lo em demasia e a bola saiu pela linha de fundo.
.
O Melgacense teve quase sempre uma réplica para os lances perigosos do Fafe e aos 21 minutos, Delfim cobrou um canto a bola sobrou para Filipe e este rematou frouxo par as mãos de Carneiro.
O quarto de hora seguinte foi de maior acalmia e o jogo só voltou a ser agitado aos 37 minutos com o melgacense Filipe a aproveitar um ressalto e a rematar ao lado.
.
Aos 40 minutos, o Fafe cobrou um livre de forma rápida Silvestre surgiu na pequena área a rematar mas viu Vítor fazer uma defesa apertada e a bola a bater na barra.
.
No segundo tempo o Fafe entrou a todo o vapor e logo aos 47 minutos Bruno cruzou demasiado largo para Hugo, a bola ainda havia de chegar acarneiro que rematou contra a muralha defensiva da equipa de Melgaço.
.
Aos 50 minutos, Ferrinho ganhou na raça a Braima mas depois cruzou para as mão se Vítor. Aos 56 minutos Paulinho Cardoso fez duas substituições para tentar suster a vontade fafense de chegar ao golo. Aos 57, Hugo Oliveira teve oportunidade pela frente mas permitiu que Vítor chegasse primeiro á bola. Aos 58, Silvestre rematou mas viu a bola bater na muralha defensiva forasteira e sair pela linha de fundo.
.
O Melgacense conseguiu finalmente respirar aos 60 minutos com uma descida à área do Fafe que resultou em canto. Na sequência desse canto, Braima, de cabeça, no coração da área, atirou á figura de Carneiro. Aos 64, por pouco Miguel não aproveitou um desentendimento do sector recuado do Fafe.
.
O Fafe voltou ao comando as operações aos 65 minutos, com Filipe a rematar por cima da trave. Reagiu novamente a equipa de Melgaço com Miguel a ganhar um livre perigo a cerca de um metro da área fafense. Na cobrança Chica (irmão de Chicabala, jogador que entre outros clubes passou pelo Fafe), bateu contra a barreira.
.
O Fafe chegou ao golo aos 75 minutos. Miguel Mendes colocou a bola no interior da área onde Hugo Oliveira se adiantou ao defesa que o estava a marcar, colou a bola no peito e depois deixou-a cair para rematar de pronto, rasteiro e com direcção á baliza.
.
O Fafe beneficiou de um livre descaído na direita aos 77 minutos, com Mike a apareceu ao primeiro poste e atirar ao lado. Dois minutos depois, surgiu o segundo golo dos fafenses. Silvestres trabalhou bem na esquerda, Filipe acorreu ao lance juntamente com um defesa forasteiro mas a bola sobrou para João Nogueira que teve tempo de ajeitar e rematar para o golo.
.
O Fafe podia ter ampliado a vantagem aos 83 minutos quando Filipe se isolou e viu Vítor fazer a mancha, negando-lhe o golo.
.
Aos 84 minutos os fafenses beneficiaram de uma grande penalidade de Hélder sobre Zé Manel, contestada pelos homens de Melgaço. O certo é que Hugo Oliveira enviou a bola com estrondo à barra, falhando o segundo castigo máximo da época.
.
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
.
Árbitro, Sílvio Gouveia (CA Bragança), auxiliado por Carlos Meco e Paulo Gonçalves.
.
AD FAFE: Carneiro; Mike (Jader, 80), Zé Manel, Xavi (Miguel Mendes, 46’) e João Carneiro; Bijou, Bruno e Silvestre; Filipe, Hugo Oliveira e Ferrinho (João Nogueira, 64’). Treinador, Agostinho Bento.
.
SC MELGACENSE: Vítor; Chica, Hélder, Braima e Rato; Armando, Paulo Almeida Michael, 56’)e Rochinha (Óscar, 79), Miguel, Filipe (Ruizinho, 56’) e Delfim. Treinador, Paulinho Cardoso.
.
MARCADORES: Hugo Oliveira, 75 e João Nogueira, 79.

Sem comentários: