.

.
.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

BTT: Heitor Leite está a disputar a Transportugal na distância de 1200 km

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: DR

Um teste à resistência física e psicológica 

O fafense Heitor Leite está a disputar a maior prova de aventura em BTT que existe em Portugal, a Transportugal Garmin 2013, na distância de 1200 km, distribuídos por 9 etapas que atravessam o país de Norte a Sul, tendo a mesma se iniciado no último Sábado, em Bragança e termina no dia 12 de Maio, em Sagres. 

O desportista fafense, que não é propriamente um jovem, pois tem 38 anos, preparou-se convenientemente ao longo dos últimos meses para esta prova, tendo inclusive perdido peso para que a possa enfrentar com o mínimo de dificuldades possíveis. Para já esta a correr dentro do previsto mas o grande objectivo é mesmo chegar ao destino, Sagres. 

Ao fim de suas etapas o fafense encontra-se nos 50 primeiros lugares mas hoje (segunda feira) corre-se uma etapa difícil que tem como destino a Serra da Estrela com toda a encosta para subir por trilhos que muito dificultam o andamento dos betetistas e uma inclinação que exige muita força e coragem e que leva os participantes a grande desgaste.  

De salientar que os participantes desta prova dura, competem individualmente e têm um percurso obrigatório a cumprir sem utilizar ou ser ajudado por qualquer meio motorizado de locomoção.

Trata-se de uma prova a ser disputada por todos os concorrentes em simultâneo os quais competem entre si, objectivando a realização da sua prova gastando o menor tempo possível. Ganha o concorrente que tiver o menor tempo total acumulado, somadas que forem as eventuais penalizações e deduzidas que forem as eventuais bonificações.

O percurso desta prova atravessa Portugal de Norte para Sul quase sempre junto à fronteira com Espanha e é composto em cerca de 80 % da sua extensão por caminhos, trilhos e estradas florestais não asfaltadas.


Montelongo Desportivo está a seguir esta aventura deste corajoso fafense que enfrenta o maior desafio da sua vida numa prova de BTT. 
.

Sem comentários: