.

.
.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Futsal - AF Braga: Contacto Futsal, 4 - Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 3

Texto: Pedro Veloso / Foto: João Carlos Lopes 

Boa exibição não garantiu os três pontos

Em jogo a contar para a 18.ª jornada do campeonato distrital de futsal sénior masculino, série B da AF Braga, a Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente deslocou-se a Cabaceiras de Basto para defrontar a congénere local, Contacto Futsal, actual terceiro classificado. Num jogo sempre muito equilibrado e com e de elevada intensidade os cabeceirenses conseguiram levar a melhor ao marcar o decisivo tento quando faltavam apenas 6 segundos para o término da partida. Este foi o quarto desaire na temporada para os fafenses que se mantêm igualmente no segundo lugar.

Numa primeira parte onde a formação da AFFSP começou da melhor maneira, ao apontar o golo inaugural quando estavam decorridos apenas dois minutos por intermédio de Mica (após excelente triangulação entre este, Ruca e David), antevia-se uma partida com alguns contornos similares ao jogo da primeira volta do campeonato. E foi mesmo isso que acabou por acontecer. 

O Contacto apostava em entregar mais iniciativa de jogo aos visitantes, com estes últimos a fazerem uma boa circulação de bola, mas com as intenções bem definidas de pressionar de imediato os municiadores do jogo fafense. A estratégia parecia resultar, sendo em muito favorecida pelas dimensões reduzidas do pavilhão municipal de Cavez. Fruto dessa pressão e de alguma distração dos jogadores de AFFSP, os da casa acabariam por dar a volta em apenas um minuto de jogo.

A igualdade surgiu aos 9 minutos, com o capitão do Contacto a aproveitar um erro crasso numa transição dos fafenses. O golo da reviravolta surgiria no minuto seguinte, através de um bico do “meio da rua”. Teixeira não viu a bola partir e tapado por muitos jogadores, nada conseguiu fazer para evitar o terceiro da partida. 

Numa altura em que parecia ser a formação da casa a mandar mais no jogo, foram os fafenses a marcar e a restabelecer a igualdade cinco minutos depois. Numa boa jogada conduzida pela ala direita, o esférico foi enviado para o segundo poste da baliza adversária e acabaria por sobrar para Nuno Dust, que num potente remate rasteiro e de pé esquerdo acabaria por repor a justiça no marcador. Até ao intervalo não se verificaram mais mexidas no placard.

O segundo tempo foi mais emocionante. Contudo, a história inicial dos segundos 20 minutos seria um pouco à imagem do primeiro tempo mas com a ordem contrária. Isto porque a formação cabeceirense seria a primeira a marcar, logo aos 3 minutos, golo esse que surgiu novamente de uma perda de bola numa transição. Com uma formação da casa muito agressiva e pressionante, depressa atingiram as 5 faltas acumuladas. Por seu lado, os fafenses sentiram muitas dificuldades em impor o seu estilo de jogo.

Com o tempo a chegar ao fim, o técnico Vitor Pereira resolveu mexer na equipa. Nuno entrou para o lugar do guardião Teixeira e a AFFSP passou a jogar com um guarda-redes mais subido no terreno e encostando o adversário às cordas. A estratégia viria a dar resultado e Mica viria a bisar na partida, concluindo uma boa transição e repondo a igualdade. Com o empate, a toada manteve-se e, no municipal de Cavez, pairava a sensação de que os fafenses poderiam sair com os três pontos na mão. 

Contudo, e num último esforço (com nova perda de bola dos visitantes em zona proibida) os da casa conseguiriam chegar à vitória com um golo a apenas 6 segundos do final da partida, para euforia dos poucos adeptos locais presentes na bancada. Uma vitória que premeia uma maior entrega, combatividade e agressividade (na bola) dos da casa em contraste com a inexperiência dos visitantes, faltando-lhes ainda saber gerir de melhor maneira determinados momentos do encontro.

Apesar de ser vitória que encurta a distância entre 2º e 3º classificados, a formação fafense caiu de pé deu provas de qualidade e carácter ao enfrentar olhos nos olhos uma formação com larga história no futsal regional e nacional.

No próximo jogo, a formação da AFFSP recebe a formação do Rio Caldo e conta com o apoio de todos para regressar à senda de vitórias!

Sem comentários: