.

.
.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Futsal - AF Braga: Associação Futsal Fafe/Sol Poente, 8 - Rio Caldo, 1

Texto: Pedro Veloso / Foto: João Carlos Lopes 

AFFSP já mora no play-off de subida


A Ass. Futsal Fafe/ Sol Poente, garantiu na jornada 19, frente à formação do Rio Caldo, o apuramento para a fase final da competição onde se disputará a subida para o campeonato nacional da 2º divisão. Apesar do resultado expressivo, a verdade é que os da casa ainda estiveram a perder ao intervalo e apenas embalaram para a vitória no segundo tempo apontando no mesmo período todos os 8 golos a seu favor.

Num jogo de grande importância e que podia garantir desde logo o apuramento para a fase seguinte da prova, os fafenses apresentaram-se bastante desfalcados. Victor Pereira, treinador da AFFSP tinha à sua disposição apenas 8 jogadores de campo. Um leque que apesar de evidenciar as qualidades conhecidas se torna curto quando a intensidade competitiva dos jogos na reta final é de maior intensidade.

Contudo, os disponíveis deram logo provas do seu real valor e entraram bem na partida. A habitual circulação e posse de bola iam baralhando as contas dos adversários mas apesar das boas oportunidades criadas os golos não acabariam por surgir como se esperaria. O esférico teimava em não entrar na baliza do Rio Caldo, com o seu guardião a ter um papel preponderante. Rio Caldo que ia tentando a espaços algumas ações de contra-ataque, tentando apanhar a turma fafense desequilibrada. Mas como quem não marca sofre, seriam os forasteiros a inaugurar o marcador, aos 13 minutos, na sequência de uma falta cobrada perto da baliza à guarda de Rafa. Apesar da insistência e da boa resposta ao golo sofrido o resultado manteve-se até ao intervalo, pairando uma sensação de alguma injustiça no pavilhão municipal.

A reação após o período de descanso não poderia ser melhor. Sabendo da importância da partida, a AFFSP entrou com tudo e logo nos 15 segundos fez o golo do empate. Carneiro arrancou a toda a velocidade com a bola no seu meio campo e só parou com um remate à entrada da área adversária. Estava feito o empate. Mas não ficaria por aí e aos 5 minutos dava-se a cambalhota no marcador por intermédio de David, após recuperação de Mica no meio. A partir daqui o Rio Caldo tentou pressionar mais alto, numa tentativa de impedir a AFFSP de construir jogo. A atitude cirou algumas oportunidades para os visitantes mas Rafa mostrou-se à altura e segurou a vantagem mínima numa altura importante do encontro. Aos 11 seria a vez de David trocar de papéis e recuperar o esférico para entregar a Nuno Sousa “Dust” e este fazer o 3-1. Aproveitando uma equipa adversária muito subida no terreno, em busca da redução no marcador, o mesmo Dust, conseguiu recuperar a bola e conduzindo-a de forma isolada em direção à baliza contrária, apenas foi interceptado em falta pelo camisola 15 dos visitantes. A ação valeu a expulsão do jogador do Rio Caldo e, numa altura em que já tinham atingido as 5 faltas acumuladas, originou um livre da marca dos 10m. Na conversão, Mica atirou a contar.

Aos 14 e 16 minutos, e numa altura em que os forasteiros apostavam no guarda-redes avançado, Miguel viria a bisar na partida. Primeiro através de um bom trabalho individual de Carneiro, com o número 4 a entregar para o camisa 21 encostar. O segundo a surgir depois de uma recuperação de bola e perante a baliza deserta, Miguel bisou.

A desorientação da equipa adversária ainda proporcionou um livre indireto em cima da linha de área, após atraso de bola para o guardião do Rio Caldo. Na sequência, jogada estudada por parte dos da casa, com Carneiro a chutar forte e a contar com a ajuda de um adversário para enganar o guarda-redes visitante. As contas do marcador viriam a ser fechadas por Diogo Meireles. O capitão da AFFSP, que esta época tem sido afetado por uma grave lesão, demonstrou nos minutos a que teve direito a sua qualidade e presença dentro da quadra e fez o oitavo dos fafenses. Num lance onde até poderia ter finalizado de primeira, o 3 preferiu primeiro sentar dois jogadores e somente depois colocar o esférico na baliza. Um golo muito festejado por todos os elementos da equipa e também nas bancadas, com o capitão a emocionar-se em pleno campo.


Resumindo, um jogo bem conseguido e que garante o grande objetivo da época de estreia desta equipa.

Na próxima jornada, a AFFSP defronta o FC Amares.
.

Sem comentários: