Texto e fotos: João Carlos Lopes
Finalmente a eficácia
- Grandes golos de João Nogueira e Dino
O Fafe recebeu e venceu por 3-1 o Mirandela com relativa facilidade numa partida nem sempre bem jogada em que a equipa fafense marcou dois golos de inspiração quando tudo ainda estava equilibrado. Depois de ter marcado o terceiro golo muito cedo no início da segunda parte, a produção do Fafe decaiu mas sempre a controlar o jogo, merecendo inteiramente a vitória.
Ao conseguir fazer dois golos que surgiram da inspiração de João Nogueira e Dino ainda na primeira parte, aos 23 e 32 minutos, muito idênticos, apontados de forma espectacular, com cerca de dez minutos de intervalo, que acabaram por dar alguma tranquilidade à equipa fafense que passou a passou comandar as operações quando até então a partida parecia equilibrada.
O estado empapado do terreno, apesar de não ter poças de água, exigiu muito esforço físico por partes dos jogadores tendo o Fafe sido quem melhor se adaptou ao terreno.
Na segunda parte o jogo perdeu qualidade até porque o Fafe chegou muito cedo ao 3-0, através de Silvestre, aos 50’, depois de bom trabalho de Gil na direita.
A partir do terceiro golo o Fafe deu a iniciativa do jogo ao Mirandela e passou a espreitar mais o contra-ataque baixando a qualidade do seu jogo.
O Mirandela reduziu para 3-1 por Gradissímo que aproveitou uma grande penalidade cometida por Raviola sobre Fábio Fortes. Os transmontanos prosseguiram na intenção de reduzir ainda mais o marcador e aos 78 minutos reclamaram nova grande penalidade mas o árbitro mostrou o cartão amarelo ao avançado transmontano.
A equipa que viajou de Trás-os-Montes voltou a estar perto de marcar aos 83’ quando Ruca, de cabeça, enviou a bola ao poste da baliza de Pedro Freitas.
Foi a segunda vitória do Fafe nesta segunda fase em que revelou a eficácia que lhe faltou em muitos jogos da primeira fase, inclusive contra este mesmo Mirandela.
Devido às listas preto e brancas verticais do Mirandela o Fafe joga hoje de Branco.
Em relação ao último jogo saiu Tiago e entrou Xavi no onze inicial, subindo André que foi central no último jogo para o seu lugar habitual no meio campo.
Cumprido um minuto de silêncio pela morte do internacional português Mário coluna.
RELATO CRONOLÓGICO
[1.ª PARTE]
3' - Livre estudado à entrada da área descaído para a esquerda. Filipe tocou para Silvestre, este pisou e Gil rematou, saiu contra a barreira.
5' - Cruzamento de Ferrinho para Gil que tocou para João nogueira, deixou fugir a oportunidade e o Mirandela sacudiu.
6' - Remate rasteiro de Gil saiu ao lado.
7' - Remate de Corunha, saiu forte mas ao lado.
13' - Cartão amarelo para Ricardo Fernandes por ter travado Fábio Fortes, originando canto curto mas sem consequências.
17' - Fábio Fortes entrou na área e quando ia preparar o remate Raviola cortou para canto.
23' - [1-0 JOÃO NOGUEIRA] Bomba de fora da área de João Nogueira a apanhar Pedro Fernandes desprevenido, com a bola a sair muito colocada.
30' - Jogada de contra-ataque do Fafe. Gil a sair muito rápido do meio campo fafense, a progredir e a entregar a Filipe que tentou o chapéu a Pedro Fernandes mas este conseguiu chegar à bola e evitar o golo.
32' - [2-0 DINO] - Dino rematou praticamente do bico da grande área ao poste mais distante com força e colocação e fez mais um grande golo para a AD Fafe esta tarde.
35' - Saiu Ricardo Fernandes lesionado para a entrada de Tiago.
36' - Livre tipo canto curto para o Mirandela, defensiva fafense desviou para canto.
38' - Centro de Gil na direita, Silvestre entregou a Filipe mas este estava à espera que a bola lhe chegasse directamente e assim o remate já não saiu a preceito, ainda sobrou para Tiago que rematou mas ao lado.
44' - Últimos minutos muito jogados a meio campo e sem lances junto das áreas.
[2.ª PARTE]
46' - Nenhum dos treinadores fez qualquer substituição ao intervalo, recordando que o Fafe já tinha sido forçado a fazer uma aos 35' quando Ricardo Fernandes saiu lesionado para dar o lugar a Tiago.
50' - [3-0 SILVESTRE] Gil tentou o cruzamento a bola fez um desvio caprichoso, sobrou para Silvestre que solto junto à linha da pequena área rematou com força para fazer balançar as redes.
54' - Mirandela tentou reagir e conseguiu levar algum perigo à baliza do Fafe, em dois pontapés de canto.
55' - Saiu João Amaral e entrou Billa no Mirandela.
60' - Cartão amarelo para Zé Carvalho por entrada extemporânea sobre Ferrinho.
61' - Mirandela a tentar chegar ao golo de honra mas sem ter ideias para o conseguir e o Fafe a aproveitar para chegar com maior facilidade à área transmontana.
63' - Saiu Sérgio Duarte e entrou Gradissímo no Mirandela. Agostinho Bento chamou Zé Brochado ao banco para entrar.
65' - Entrou Zé Brochado e saiu Dino na AD Fafe.
71' - [3-1 GRADISSÍMO ]Raviola derrubou Fábio Fortes na área e Gradissímo que tinha entrado momentos antes a aproveitar para fazer reduzir para o Mirandela.
75' - Bomba de Gil de fora da área, levava selo de golo mas saiu ao lado.
77' - Gradissímo obrigou Pedro Freitas a uma boa intervenção e pouco depois Billa viu um cartão amarelo por o árbitro entender que o jogador simulou grande penalidade.
80' - Saiu João Nogueira para as palmas e entrou Vasco Cruz na AD Fafe.
83' - Ruca mandou a bola ao poste da baliza do Fafe e o Mirandela esteve muito perto de reduzir para 3-2.
86' - Vasco Cruz, em esforço, tentou o chapéu a Pedro Fernandes mas o guarda-redes ainda conseguiu suster a bola.
87' - Tentativa de chapéu de Fábio Forte, saiu muito por cima da baliza fafense.
Jogo realizado no parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, João Lamares (CA Porto), auxiliado por Ângelo Carneiro e Paulo Nogueira.
AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, Xavi, Ferrinho, João Nogueira, Silvestre, André, Dino, Gil e Filipe. Treinador, Agostinho Bento.
SC MIRANDELA: Pedro Fernandes; Adriano, Sérgio Duarte, Corunha, João Amaral, Rui Lopes, Fábio Fortes, Filipe, Zé Carvalho, Bruno Graça e Ruca. Treinador, Nuno Lima.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário