.

.
.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Taça AF Braga: Arões SC, 3 - Desportivo S. Cosme, 1 (a.p.)

Texto: Luís Peixoto 

Foi preciso vestir o fato de macaco 

A equipa do Arões SC recebeu, em jogo a contar para a 3.ª eliminatória da Taça AF Braga o Desportivo de São Cosme que ocupa a 10.ª posição na Divisão de Honra, um escalão abaixo da equipa aronense, tendo vencido por 3-1, garantido a passagem apenas no prolongamento. 

Os adeptos aronenses só descansaram um pouco quando a equipa de Arões empatou o jogo aos 84 minutos, após um ressalto na execução de uma grande penalidade que foi defendida de forma incompleta pelo guardião do São Cosme.

O Arões assumiu desde o início as rédeas e a vontade de seguir em frente nesta competição e criou algum perigo logo nos primeiros minutos. teve duas oportunidades nos primeiros dez minutos. A primeira criada por Agostinho que, pela direita, cruza na tentativa de colocar em Raimundo e este não conseguiu a emenda a preceito. De seguida, através de Pablo, na execução de um livre, onde cruza para a área do São Cosme com Barbosa a cabecear ao lado.
Os primeiros 30' mostraram um Arões a controlar o jogo mas sem conseguir concretizar, apesar do São Cosme jogar remetendo o seu adversário ao seu meio campo defensivo.

Aos 35', o São Cosme vê-se forçado a fazer uma substituição com a saída de Renato e a entrada de Vitó, acabando este por estar na origem do golo dos forasteiros, na cobrança de um livre. Um homem do S. Cosme colocou a bola à entrada da grande área do Arões, sobrando para Vitó que acabado de entrar na partida penteou, acabando por servir Carlos que, já dentro de área, domina e na cara de Paulo Jorge, fez o golo.

A perder ao intervalo, Miguel Paredes decide mexer na equipa, retirando Néné e colocando em campo Filipe. Com o Arões a procurar o golo que permitisse pelo menos adiar a decisão para o prolongamento, o guardião do S. Cosme, Sampaio, esteve em evidência, evitando, consecutivamente, o golo por diversas ocasiões. O Arões dispôs de cerca de duas dezenas de cantos na totalidade do jogo, estatísticas que traduziam a superioridade em campo, mas em que pecava no aspecto da finalização.
Na segunda parte o Arões beneficiou do facto de jogar a favor do sol, algo que a equipa aronense ia aproveitando apesar de grande parte das bolas colocadas na área do São Cosme, encontrarem uma “parede” chamada Sampaio, que ora socava para a frente, ora desviava para canto.

Já com Zézé em campo o Arões dispôs de uma grande oportunidade para empatar a partida mas sem sucesso. Com vantagem no marcador, o São Cosme começou a retardar os recomeços de jogo e o seu treinador sentindo-se perto de alcançar um grande feito não parou um segundo provocando mesmo os inconformados adeptos da casa com o resultado até ao empate.

O golo da igualdade e que levou o jogo para o prolongamento, aconteceu aos 84', após a execução de uma grande penalidade. Apesar do penalti ter sido defendido por “São Paio”, o guarda-redes do S. Cosme não segurou a bola rematada por Zézé, que sobrou para Barbosa com este a encostar na recarga colocando os adeptos do Arões em êxtase.

O jogo ainda teve cinco minutos de compensação que acabariam por não ser suficientes para desfazer o empate, havendo necessidade de prolongamento. 

O golo que ajudou a construir a vitória do Arões nasceu de uma grande jogada individual de Zézé que, dentro da área do São Cosme, driblou dois adversários, colocando a bola em Filipe que deu o toque final para o golo e delírio dos adeptos aronenses.

O prolongamento trouxe ainda outro golo para os de Arões que, através de Bruno Cunha, abriu caminho pela direita para oferecer o golo a Pablo, selando assim a passagem à próxima fase.

Nota ainda para as três expulsões nos 30 minutos de prolongamento de jogo, duas para o Arões por acumulação de amarelos e uma para o S. Cosme também após acumulação, situação de jogo que colocou por um período a equipa de Arões a jogar com menos dois jogadores quando ganhava por uma bola de diferença no prolongamento.

O Arões passou assim à 4.ª ronda da Taça da AF Braga, aguardando agora o sorteio para saber quem será o seu próximo opositor, recorde-se que o Arões foi finalista vencido desta prova à duas épocas atrás.



Árbitro, João Viana, auxiliado por Pedro Maia e Bruno Ferreira.

ARÕES SC: Paulo Jorge; Zézinho, Pedro Rosita (André, 78'), Barbosa, Bruno Cunha, Agostinho (Zezé, 62'), Nandinho, Raimundo, Pablo, Nené (Filipe, 46') e Marquinhos. Treinador, Miguel Paredes.

DESP. S. COSME: Sampaio; Bruno, Zé Miguel, Carvalho, Carlos, Renato (Vitó, 35'), Pinheiro (Marocas, 75'), Vítor, Luís Filipe, Fernandinho (Stephane, 63') e Zé Tó. Treinador, Paulo Mendes.
.

Sem comentários: