.

.
.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Três centenas de pessoas no jantar de Natal do OFC Antime

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: OFCA 

Uma família enorme e divertida

O Operário Futebol Clube de Antime realizou no dia 13 de Dezembro a sua Festa de Natal na Quinta de Labaçoso, em Vinhós, reunindo três centenas de pessoas entre Órgãos Sociais do Clube, patrocionadores, convidados, médico, massagista, treinadores, atletas, seniores e da formação e familiares dos atletas.

Abriu os discursos o presidente do clube, Jorge Marinheiro, começando por agradecer a presença de todos, realçando o significativo aumento do número de participantes nesta festa em relação à do ano anterior em cerca de 50%, facto esse que se deve ao aumento do número de atletas da sua escola formação. Agradeceu, por isso, a “todos os pais a confiança que depositam na escola de formação do clube para a educação desportiva e social dos seus filhos, sinal evidente que as condições que o clube oferece aos atletas e o trabalho desenvolvido pelos seus técnicos começa a ser reconhecido no nosso concelho”, disse. 
Quanto à actividade desportiva do Clube referiu que nos dois escalões, sénior e formação, “temos tido bons desempenhos desportivos e os mesmos estão dentro dos objectivos por nós delineados no início da época.” 

Relativamente ao escalão sénior disse, “estamos satisfeitos com a boa prestação desportiva da equipa e nem a derrota neste último jogo com GD Travassós, demasiado injusta, nos retira em nada a ambição que temos de ficar entre os primeiros classificados do nosso campeonato, antes pelo contrário, é uma derrota que reforça a nossa confiança em todo o grupo de trabalho”. Fez ainda um reparo ao aspecto disciplinar, referindo que “este ano já foram exibidos seis cartões vermelhos aos seus atletas, e todos eles poderiam ter sido evitados”, contudo, afirmou que “tais cartões não dão de forma alguma uma imagem de sermos uma equipa indisciplinada, mas é hora de repensar comportamentos.”

Quanto à formação, “tal como o nome diz, é mesmo de formação e aquilo que nós pretendemos é continuar a evoluir desportivamente, sem obsessão por nenhuma classificação de prestígio, muito embora neste momento já comecem a aparecer bons resultados desportivos, pois duas equipas, os Infantis e Traquinas, têm por vitórias todos os seus jogos até hoje disputados. Pretendemos, isso sim, com a ajuda de todos os pais, contribuir para o seu desenvolvimento físico, intelectual e desportivo, este é o nosso principal objectivo”, referiu. 

Deixou ainda um desejo, “futuramente, e quando a nossa escola estabilizar em todos os escalões de formação, por mim, gostaria de construir a nossa equipa de futebol sénior só com atletas formados no nosso clube. Iremos trabalhar incessantemente para que isso possa vir a acontecer nem que tenha que passar a ser uma obrigação estatutária”, sublinhou. 

O carismático presidente disse também, “temos consciência que muito há ainda a fazer, mas temos a certeza que com o envolvimento de todos, conseguiremos lá chegar”. Agradeceu depois, a todos os patrocionadores do clube e muitos beneméritos, alguns anónimos para o público, pela ajuda financeira que têm dado à colectividade, a algumas Instituições do concelho, Junta de Freguesia de Antime, Infantário de Antime, Colégio de Fornelos, pela cedência de instalações desportivas, e outras ajudas de vária índole. 

Quanto à Câmara Municipal, Jorge Marinheiro agradeceu todo o apoio que a autarquia tem dado ao clube, mas demonstrou “a sua discordância quanto à distribuição de subsídios que actualmente se tem verificado, pois os mesmos não premeiam os clubes que actualmente mais se têm dedicado à formação, verificando-se algumas desigualdades, que são bem notórias. Urge pois, rever esta política de atribuição de subsídios de forma a incentivar cada vez mais os clubes do nosso concelho a apostarem nos escalões da formação”, afirmou.

Finalizou, deixando uma palavra de profundo agradecimento e de amizade a todos os colegas de Direcção e órgãos sociais do clube, que o têm ajudado a gerir os destinos do Antime, desejando a todos umas boas festas.

De seguida usou da palavra a presidente da junta de freguesia, professora Isaura Nogueira, dizendo “ser uma honra para a freguesia ter uma colectividade com a dimensão do Operário, que muito tem feito ao longo dos anos pela juventude da freguesia e do concelho de Fafe, incentivando-os a continuarem com este trabalho”, mostrando-se sempre disponível para colaborar com o clube, desejando a todos umas boas festas.

Por fim, usou da palavra o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pompeu Miguel Martins, reconhecendo “o crescimento acentuado que o Operário de Antime tem evidenciado nos últimos anos, fruto da sua aposta na formação, o qual soube aproveitar, como outros, o investimento que a autarquia fez com a construção dos relvados sintéticos”.

O edil disse ainda perceber “as razões do descontentamento do Presidente da Direcção quanto aos subsídios, afirmando que o seu pelouro do Desporto tem já pronta a carta desportiva do concelho. Neste sentido, a política de atribuição de subsídios irá ao encontro daqueles que mais e melhor fizerem nos escalões de formação para acabar com as desigualdades que aqui foram apontadas pelo Presidente do Operário”, afirmou. Acabou desejando a todos um santo e Feliz Natal e um bom Ano de 2015.

Neste jantar, foram exibidas algumas danças caricaturadas, tendo como protagonistas elementos da Direcção, equipas técnicas, massagista e atletas, que arrancaram gargalhadas a rodos nos presentes. Foram ainda distribuídas lembranças por todos os atletas, seniores e formação e treinadores e oferecidas camisolas a todos os patrocinadores do clube, e dois troféus de reconhecimento, às Padarias Silva e à ACR Fornelos, este troféu que não pôde ser entregue pessoalmente dada a ausência da Presidente daquela instituição por motivo de doença.
.

Sem comentários: