.

.
.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Natação: ADF Natação - Sortes diferentes na 3.ª Divisão



Redacção

Seniores femininos mais felizes que os masculinos 

Nos passados dias 6 e 7 de Dezembro, Ponte da Barca acolheu o Campeonato Nacional de Clubes da 3ª e 4ª Divisão, com participação de 358 atletas (177 masculinos e 181 femininos) em representação de 37 Clubes.

A Associação Desportiva de Fafe, seguindo o disposto regulamentar cumpriu a sua participação em 26 provas (22 individuais e 4 estafetas), nomeadamente 13 provas na 3ª Divisão com a equipe masculina e outras 13 provas na mesma divisão para a equipe feminina. 

A equipe masculina participou na 3ª Divisão e foi constituída por: Paulo Magalhães, Vítor Cunha, Paulo Miranda, Luís Fonseca, Simão Ferreira, João Freitas e Romeu Fernandes, enquanto na 3ª Divisão feminina a equipe foi constituída por: Sofia Ramos, Inês Bastos, Beatriz Meireles, Noémia Verdi, Beatriz Oliveira, Natália Cunha, Inês Freitas, Mariana Sampaio e Margarida Leite, orientados pelos técnicos Filipe Carvalho, Filipe Marinho e Rui Ribeiro. Com esta participação a ADF Natação propunha-se a três objetivos fundamentais para estes campeonatos: i) Manutenção das equipes masculina e feminina na 3ª divisão; ii) Melhoria das marcas pessoais da cada nadador e, iii) Proporcionar aos nadadores mais jovens de ambas as equipes a participação num campeonato de nível nacional de elevada qualidade. 

Dos três objectivos apenas dois foram atingidos, já que a equipe masculina não conseguiu no somatório das provas somar pontos suficientes para a manutenção na divisão em que competiu. No caso das meninas, o somatório de pontos permitiu de forma tranquila a permanência de divisão sem grandes dificuldades, mas com grande mérito se recordamos que subiram de divisão a época passada. Assim a equipe masculina obteve no conjunto dos campeonatos 78 pontos (22º lugar da geral) e respectiva descida para a 4º Divisão nacional e, a equipe feminina 129 pontos (15º lugar da geral) e manutenção na 3ª divisão nacional.

Se o grande objectivo desportivo colectivo não foi atingido, outros não menos importantes foram cumpridos. Da totalidade das provas nadadas pelos nadadores fafenses merecem especial referência os 11 novos recordes (8 individuais e 3 por estafetas). 

Nestes destacamos: Vítor Cunha - 50 Livres (25,62), 100 Livres (55,61) e 400 Livres (4:21,25); Luís Carlos – 100 Bruços (1:15,03); Paulo Miranda – 100 Mariposa (1:02,63) e 200 Mariposa (2:23,22); Simão Ferreira – 200 Bruços (2:47,03) e João Freitas – 200 Costas (2:23,31) e ainda na estafeta 4x100 Estilos (4:14,96) com Paulo Magalhães, Luís Carlos, Paulo Miranda e Vítor Cunha. Salientamos que para os nadadores Simão Ferreira e João Freitas esta foi uma estreia absoluta neste tipo de evento, e que apesar da idade precoce souberam impor-se no seu melhor competindo em alguns casos com atletas muito mais velhos. 

No que se refere as meninas, as marcas obtidas andaram muito próximas das suas marcas de referência, em que apenas colectivamente este esforço se traduziu em termos prático, nomeadamente nos 4x100 Livres e 4x100 Estilos ambos com novos máximos (4:23,21 e 4:45,67 respectivamente. Aproveitamos ainda para salientar a participação de Mariana Sampaio e Inês Freitas (talvez duas das atletas mais jovens dos campeonatos), não só pela garra com que competiram mas também pelo apoio que foram demonstrando aos seus colegas ao longo de todo o fim de semana. Apesar de todo o esforço e de toda a vontade por vezes os objectivos não são atingidos por um ou outro factor e como alguém disse: ”O talento e a ambição própria da juventude não foram suficientes para vencer a experiência dos nadadores juniores e seniores dos nossos adversários. Vamos tirar as nossas conclusões, treinar ainda mais e para o ano sermos melhores ainda”.

Sem comentários: