.

.
.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Veteranos | IX Torneio Cidade de Fafe / III Memorial Paulo Rocha com quadro completo


TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Quem vem a este torneio nunca mais esquece 

A nona edição do Torneio Cidade de Fafe e III Memorial Paulo Rocha, que se realizará nos dias 25 e 26 de Abril já tem o quadro de equipas completas após a confirmação da presença da Velha Guarda do CF Estrela da Amadora e promete ser mais uma grande edição onde proliferará o convívio o qual prevalece sempre ao aspecto desportivo. O saber receber dos veteranos da UD Fafe A60 deixa sempre marcas muito positivas e as equipas que vêm a Fafe nunca mais se esquecem da sua passagem pelo nosso concelho. Esta edição não irá fugir às regras. 

EQUIPAS PARTICIPANTES 

UD FAFE A60 (equipa organizadora) | A União Desportiva de Fafe A60 é uma colectividade, que se dedica somente a jogos de veteranos, fundada por um grupo de amigos que se juntavam ao fim de semana para conviverem, tendo como nome original Clube Amigos Anos 60 dando origem, por escritura publica de 22 de Setembro de 2006 à actual União Desportiva de Fafe A60. Desde a sua fundação que tem como lema "O DESPORTO NÃO DÁ MAIS ANOS DE VIDA MAS PODE DAR MAIS VIDA AOS ANOS"Desde então efectuam encontros/jogos convívio de amizade no continente e ilhas e além fronteiras. Efectuam anualmente cerca de 40 jogos. Além disso fazem várias actividade que proporcionam a convivência com atletas e familiares do Clube. Desde 2010 com o apoio do Município que organizam o Torneio de veteranos Cidade de Fafe e desde 2018 esse torneio passou a designar-se também de Memorial Paulo Rocha, em memória do guarda-redes da equipa, Paulo Rocha que padeceu de morte súbita quando participava num passeio de BTT.

CR ATAENSE | O Clube Recreativo Ataense é um clube de futebol português, localizado na aldeia de Atães, vila de Jovim, concelho de Gondomar, distrito do Porto

ENTENTE SPORTIVE DE COLLO | Entente Sportive Tizi Ouzou. Entente Sportive de Collo (em árabe : وفاق رياضي القل ), comumente conhecido como Entente Collo ou simplesmente ESC , é um clube de futebol argelino com sede em Collo . O clube foi fundado em 1923 e suas cores são verde e branco.

SPORTING CLUBE DE LAMEGO | Veteranos Sporting Clube de Lamego. Este clube português, beirão, foi fundado a 4 de junho de 1934 e é a 63.ª Filial do Sporting Clube de Portugal.

C D NACIONAL | O Clube Desportivo Nacional é um clube português de futebol, fundado na Madeira em 8 de dezembro de 1910. É muitas vezes referido como Nacional da Madeira ou simplesmente Nacional.

VELHAS GUARDAS DO CF ESTRELA AMADORAO Clube de Futebol Estrela da Amadora foi um clube de futebol português profissional com sede no concelho da Amadora. Nasceu em 22 de Janeiro de 1932 e foi extinto em 1 de Março de 2011. Chegou a ter 20 mil Sócios na década de 90, por fim nos últimos anos ao que se sabe tinha apenas 4 mil Sócios. O Estrela da Amadora ganhou a Taça de Portugal de 1989/1990, participou nas competições Europeias no ano 1990/1991 Taça das Taças e em 1998 na Intertoto.

LOCAL DO TORNEIO

Parque de Jogos do OFC Antime, Fafe, que tem funcionado como casa da UD Fafe A 60, devido ao protocolo efectuado entre os dois Clubes. Instalações sempre cuidadas e aprazíveis dotadas de balneários para 8 equipas em simultâneo e relvado artificial em bom estado. Tem bar de apoio e acesso rápido a cerca de 1 km da saída da auto estrada em Fafe.   


PAULO ROCHA (06/08/1975 - 29/10/2017)

António Paulo da Rocha Alves (Paulo Rocha) é um antigo guarda-redes de futebol que fez a formação na AD Fafe, clube que representou também como sénior ao longo de nove temporadas (1993/94 a 2001/2002). Depois, defendeu as cores do Estrela da Calheta (Ilha da Madeira), tendo sido considerado o melhor guarda-redes do Campeonato Regional da Madeira, representou esta colectividade em cinco temporadas entre 2002/03 e 2004/05 e 2007/08 a 2008/09. 

A passagem pelo clube insular deu-se porque Paulo Rocha, que era professor, foi colocado na Região para dar aulas de Educação Física. O fafense actuou ainda no Grupo Desportivo de Silvares (2006/07) e Atlético Cabeceirense (2008/09) e depois de terminar a carreira de desporto federado defendia as cores da UD Fafe A60 que representou, com brilho, qualidade e humildade  até ao dia da sua morte que aconteceu em 29 de Outubro de 2017, quando contava apenas 42 anos de vida, quando ia integrado num passeio de BTT,  em Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), tendo sido acometido de morte súbita. Os amigos ainda pediram ajuda mas já de nada serviu para salvar o ex-atleta que deixou abalada toda a comunidade desportiva. 

O Paulo partiu ainda jovem e foi o primeiro a falecer desta comunidade desportiva chamada UD Fafe A60. Certamente que estará agora no Céu a defender-nos a todos.  

LISTA DE PARTICIPANTES 

Já participaram no Torneio da UD Fafe A60, além da equipa organizadora, as equipas do União de Coimbra, Vitória SC, Rio Ave, CD Trofense, FC Penafiel, Union Sportive Ribecourt (França), Estrelas da Calheta, Sporting CP, RC Arena Vega (Espanha), UD Santana, União de Tomar, Veteranos de Tavira, Paços de Brandão, Beira Mar, Mogadouro, Régua, GD Chaves, Casa do Benfica de Zurique (Suíça), CD Mafra, Sport Viseu e Benfica, FC Penafiel, FC Arouca, CR Infante de Sagres, Mondinense 2008, SC Praiense e SC Nelas Veteranos. 

LISTA DE VENCEDORES 

2012 - Vitória SC 
2013 - Rio Ave FC
2014 - RC Arena Vega 
2015 - Sporting CP
2016 - GD Chaves 
2017 - UD Fafe A60
2018 - UD Fafe A60
2019 - UD Fafe A60  

Sem comentários: