.

.
.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Atletismo – Gerês Marathon: SR Cepanense esteve em grande

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: DR 

José “Vieira” e Cidália Novais vencem nos 13 km 


- Nuno Fernandes foi enorme, 8.º na maratona (42 km)

A Sociedade de Recreio Cepanense deslocou-se no passado fim-de-semana ao Parque Natural da Peneda Gerês, para disputar as corridas da Gerês Marathon, numa organização da Carlos Sá Nature Events, tendo arrebatado os dois primeiros lugares na distância de 13 km na vertente masculina, através de José “Vieira” e, na feminina, com Cidália Novais. Também em representação da SRC, esteve Nuno Fernandes que participou naquela que é considerada a maratona mais dura do mundo, ficou num espectacular 8.º lugar entre 179 participantes, oriundos de vários países, fazendo história para o atletismo fafense.

Tratou-se de uma prova muito exigente com partida e chegada no Centro da Vila do Gerês cujo percurso foi feito por estradas florestais, em que sobressaiam as cores do Outuno e se ouvia as águas das fontes que jorravam nas encostas. A média dos desníveis positivo e negativo foi de 1350m e 1352m, respectivamente, para a maratona e de 538,00, e 532,20m para os 13 km. 

Um percurso muito duro mesmo, para o qual ninguém, da SR Cepanense se tinha preparado convenientemente, pois os seus atletas estão habituados a correr com desníveis pouco acentuados e apanharam pela frente uma autêntica parede, com desníveis dos 300 até aos 800 metros, até à Pedra Bela, com bilhete de regresso pela mesma encosta, isto na distância de 13 km. Se transpusermos as dificuldades para os 42 km, Nuno Fernandes foi um homem de ferro ao percorrer esta distância em 3h18m28s, ultrapassando pelo menos três cumes de grande dificuldade, entre outras subidas. Nuno foi enorme ao superar com êxito este desafio.

Ainda na distância de 13 km em que terminaram 192 atletas, há que destacar o 4.º lugar de José Ribeiro. Albino Abreu foi 14.º; José Carvalho, 15.º, Gilberto Fernandes, 23.º, António Mendes, 41.º; João Lopes, 54.º; João Oliveira, 74.º; Sérgio Mendes, 80.º e Marisa Novais, 81.ª.

A alguns quilómetros de distância do Gerês disputou-se também a Meia Maratona de Famalicão, com a participação do atleta da SR Cepanense Sérgio Fernandes, que se quedou na 496.ª posição, entre 1403 atletas depois de estar a recuperar de uma lesão e ter definido como objectivo fazer a prova com tranquilidade. 

A próxima prova da “trupe” da SRC é já este Sábado no “Trail Urbano de Fafe”.
.

Sem comentários: