.

.
.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Golfe: Hugo Espírito Santo é pentacampeão nacional de Pitch&Putt

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 


Não há pai para o Hugo em Pitch&Putt

A jogar “em casa”, no Clube de Golfe de Rilhadas, que passou a representar esta época, o tricampeão ibérico de P&P, Hugo Espírito Santo, venceu com 111 pancadas, três acima do par, com voltas de 56 e 55 pancada, a final do Ranking P&P da Federação Portuguesa de Golfe, com a presença de 36 jogadores que se apuraram para esta final, realizada no último fim-de-semana, o que consegue pela quinta vez consecutiva.

O vice-campeão foi Arnaldo Paredes, da Quinta das Lágrimas, a duas pancadas de Espírito santo, enquanto o 3.º posto foi para Augusto Monteiro, de Vidago, a três pancadas.

Hugo Espírito Santo assumiu logo o comando no Domingo de manhã, embora partilhando-o com Gustavo Santos Silva, de Vidago, com 56 (+2), mas este acabou em 11.º (+12), devido a uma segunda volta menos boa, de 64 pancadas (+10).

Antes de se iniciar o torneio, Hugo Espírito Santo escreveu no Facebook que perseguia o pentacampeonato na prova e acabou mesmo por consegui-lo, razão pela qual manifestou no Domingo a sua satisfação ao Gabinete de Imprensa da FPG: «Estou muito feliz e terminei o ano como desejava. Joguei bem mas os putts teimavam em não entrar. O campo estava com um grau de dificuldade elevado, porque as bandeiras estavam estrategicamente colocadas em locais difíceis. Daí ninguém ter jogado abaixo do par do campo».

Mas sendo a primeira edição da Final do Ranking de Pitch & Putt FPG/AGNP, como é possível que Hugo Espírito Santo seja pentacampeão da prova? Eis a explicação: «o ranking P&P da FPG já existe desde 2010. Durante os primeiros quatro anos (2010, 2011, 2012, 2013) foi atribuído o troféu de campeão ao jogador que obtinha mais pontos durante a época, normalmente constituído por oito provas acumulativas: seis individuais, uma de clubes e o Campeonato Nacional de P&P. Este ano, a FPG organizou o Ranking P&P em conjunto com a AGNP e mudou um pouco o formato. Passaram a ser cinco provas da FPG, três da AGNP e uma FINAL. Apuraram-se os 36 jogadores com mais pontos para a Final para se determinar o campeão do Ranking P&P de 2014».

Portanto, o Ranking de P&P que vai sendo publicado ao longo do ano no site da FPG tem por objetivo indicar os 36 apurados para a Final e esta é que decide o vencedor do ano.

Note-se, porém, que, caso o sistema antigo se mantivesse, Hugo Espírito Santo seria na mesma o n.º 1 de 2014. É certo que chegou à final no 2.º lugar, mas apenas com menos 10 pontos do que António Jorge Martins do CityNorte. Ora, com a vitória nesta final, teria somado os pontos necessários para encerrar a época como líder.
.

Sem comentários: