.

.
.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Futsal AF Braga (1.º jogo da Final): GD Caldelas, 6 x AFFSP, 1

Texto: Pedro Veloso / Foto: Juliana Correia 

Perdida a primeira batalha mas a guerra continua 


A Associação Futsal de Fafe/ Sol Poente deslocou-se no passado Sábado a Amares para defrontar a formação local do GD Caldelas, no primeiro embate para a final do campeonato distrital de futsal sénior masculino. Apesar de ter sofrido uma pesada derrota por 6-1, nada está perdido. Com o segundo jogo a disputar-se em Fafe, só a vitória interessa para adiar todas as decisões para o terceiro e decisivo jogo.

Uma final é sempre uma final e é neste tipo de jogos onde os mais pequenos erros e detalhes se pagam caro. O encontro iniciou-se praticamente com um golo da formação da casa. Através da sequência de um pontapé de canto, o primeiro da partida, o Caldelas colocou-se em vantagem. Apesar do golo sofrido, o jogo, que estava ainda no seu começo, teve duas equipas equilibradas e que tentavam aplicar o seu modelo de jogo. Contudo a formação amarense foi apresentando mais agressividade nas bolas divididas e, levando a lição bem estudada, tentava anular os principais pontos da equipa fafense. O 2-0 acabaria por chegar sensivelmente a meio do segundo tempo. Com o resultado mais desfavorável, a AFFSP pressionou mais alto e nessa fase as oportunidades finalmente surgiram sempre com muito perigo para a baliza do Caldelas. Aqui, a sorte não foi amiga dos fafenses e o guardião da casa também mostrou serviço quando posto à prova.

Em contraste, o segundo tempo teve obrigatoriamente que ter uma AFFSP com mais intenções de arriscar na partida com vista a recuperação do resultado. Contudo, as coisas continuavam em não sair bem aos fafenses em diversos momentos de jogo.
O Caldelas, numa tarde onde tudo decorria na perfeição, soube aproveitar as falhas adversárias, sobretudo nos erros durante as transições da AFFSP, e chegaria ao 4-0 quando faltavam cerca de 8 minutos para o término da partida. Numa tentativa de arriscar tudo para inverter a situação, o técnico fafense Vitor Pereira, lançou em jogo o plano de jogar com guarda-redes volante. A estratégia encostou o Caldelas à sua área de baliza mas um passe mal efetuado em zona proibida permitiu aos amarenses atirarem de longe para o 5-0. O golo de honra chegaria logo a seguir com David a rematar de raiva para o fundo das redes adversárias. No entanto, as contas fechariam com mais um tento dos da casa em mais um lance onde a baliza fafense estava completamente deserta devido ao adiantamento do guarda-redes avançado.

Apesar da derrota nada está perdido, uma vez que nesta final o que contam são mesmo as vitórias e não a diferença de golos. O segundo jogo da final é absolutamente decisivo e por isso contamos com o teu apoio, Sábado, às 18h, no pavilhão municipal, para adiarmos tudo para o terceiro e decisivo encontro.

Sem comentários: