.

.
.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Camp. Nac. Seniores: AD Fafe, 1 - GD Bragança, 2



Texto e fotos: João Carlos Lopes  

Bragança aplica primeira derrota da época ao Fafe
.
- AD Fafe caiu para o 3.º lugar 


A AD Fafe recebeu o GD Bragança e sofreu a primeira derrota da temporada. Depois de ter ido para o intervalo a vencer com um golo de Filipe, a equipa fafense surgiu na segunda parte a jogar na expectativa e foi surpreendida em dois lances de bola parada, num canto e numa grande penalidade.

O Fafe jogou o segundo tempo em contenção e deixou os transmontanos acreditarem e ganharem confiança e isso acabou por custar caro aos fafenses. 



Nem o Fafe jogou para perder nem os transmontanos para ganhar mas o que contará para a estatística são os golos. Ficando ainda a dúvida do lance da grande penalidade que começou fora da área e se prolongou até dentro da mesma, altura em que o árbitro apitou.


Não foi uma grande partida de futebol para a melhor defesa de todos os campeonatos nacionais num jogo que dá novo alento aos brigantinos que ficam com os mesmos pontos da AD Fafe. Além de ter perdido, o Fafe continua sem ganhar a nenhum dos candidatos aos dois primeiros lugares. Com este resultado caiu para o terceiro lugar mais ainda depende só de si para garantir um dos dois lugares da frente, onde estão agora Limianos e Bragança. Nada está perdido e nas últimas três jornadas tudo é possível, por vão haver confrontos directos e já na próxima jornada o Bragança vai receber o Limianos e o Fafe vai ao Vianense outros dos derrotados desta jornada mas ainda na corrida. Dois jogos que podem definir já alguma coisa na tabela, ainda que nada seja definitivo pois ainda falta três jornadas para o final, estando nove pontos em disputa.  


RELATO CRONOLÓGICO DO JOGO 

Dia excelente para a prática de futebol mas com a chuva a ameaçar aparecer. Devido ao amarelo das cores do GD Bragança a AD Fafe vai jogar de branco nesta partida. De salientar que no GD de Bragança vai alinha de início o fafense Miguel Lemos. Também na AD Fafe, não vai jogar mas vai estar no banco, o antigo jogador do Bragança e agora adjunto da equipa técnica da AD Fafe, Frederico Ricardo. 

Sem Ferrinho e Silvestre Agostinho Bento chamou Tiago Ferreira e Adul à equipa. Já se joga. 

4' - Remate frontal de Miguel Lemos, na cobrança de um livre, a poucos metros da linha da área, a bola saiu com violência mas embateu na barreira. 

7' - Livre do capitão transmontano Rui Gil, descaído para a direita, a bola saiu junto ao segundo poste. 

9' - Boa incursão de Gil pela direita, acaba a ganhar canto quando ia fazer o cruzamento. Do canto nada resultou. 

12' - Joga-se mais no meio campo do Bragança. Fafe com mais posse de bola.

13' - Cruzamento/remate de João Nogueira quase surpreendia Ximena. 

16' - Remate de Tony na diagonal obrigou Pedro Freitas a defender por instinto. 

17' - Jogo numa fase monótona mais disputado a meio campo. 

24' - Um director do GD Bragança, foi expulso do banco por ter protestado veementemente com uma decisão do árbitro Pedro Maia.     


28' [1-0 GOLO ]- Bomba de Filipe do lado direito do ataque do Fafe, sobre a linha da área bateu Ximena sem apelo nem agravo, grande golo do jogador mais velho da AD Fafe que aproveitou da melhor maneira um mau passe de um jogador contrário.

29' - Respondeu de imediato o Bragança com Tony a proporcionar uma grande defesa a Pedro Freitas, que com uma palmada cedeu canto. 

36' - Canto para a formação transmontana com Fábio a cabecear ao lado da baliza de Pedro Freitas.

40' - Cartão amarelo para Filipe da AD Fafe e Tony do Bragança. 

44' - Cartão amarelo para Gamito do GD Bragança.

45' Depois do golo e da reacção do GD Bragança a partida perdeu algum interesse. 



[2.ª PARTE]

Iniciou-se a segunda parte sem alterações em quaisquer das equipas.

47' - Remate de Gil de fora da área embateu no corpo de um defensor do Bragança.   

49' - Zé Brochado, Dino e Castro estão em exercícios de aquecimento.

55' - Dez minutos de pouco interesse com as duas equipas a chegar às respectivas áreas contrárias mas sem criar perigo. Já houve inclusive cantos para os dois lados.

60' - Ténue tentativa de reacção do Bragança mas com a defensiva do Fafe muito atenta e sem deixar chegar a bola sequer junto da área. Fafe está a jogar mais na expectativa.

63' - Saiu Adul e entrou Dino na AD Fafe, na tentativa do treinador Agostinho Bento dar outra dinâmica à equipa. 

65' - Saiu Tony e entrou Digas no GD Bragança. 

67' - Cartão amarelo para João Nogueira. Bragança instalou-se no meio campo da AD Fafe que tenta jogar em contra-ataque. 

70' Jogada entre Dino e Raviola, este cruza para a área onde Filipe em remate de tesoura atirou ao lado. 

70' - Saiu Rui Gil e Pedro no GD Bragança. 

72' - Saiu Filipe e entro Pedro Castro na equipa da AD Fafe. Mais um bom jogo do veterano avançado fafense e marcador do único golo do jogo até ao momento. Mais uma tentativa de dar outra dimensão à equipa que apesar de não estar a arriscar no ataque não tem permitido qualquer atrevimento ao ataque transmontano.

77' - O jogo prossegue sem grandes expectativas. O Fafe defende bem e ataca pela certeza e o Bragança pouco faz para chegar à baliza de Pedro Freitas que tem sido um mero espectador. 

80' - Remate enrolado de Miguel Lemos na sequência de um canto foi à figura de Pedro. 

82' [1-1 GOLO]- Canto de Pedro na esquerda do ataque do Bragança e Digas a rematar de cabeça e a fazer o empate. 
   
84' - Saiu Tiago Ferreira e entrou João Leite para dar altura ao ataque do Fafe. 

85' - Cartão amarelo para Karaté do GD Bragança. 

89' - Pedro apareceu solto na área após passe de um colega e obrigou Pedro Freitas a defender com os pés. na sequência do canto apesar do remate de  


90' - [GOLO 1-2] Penalti para o GD Bragança. João Carneiro começou a agarrar Fábio fora da área e este caiu já dentro da mesma. O mesmo Fábio marcou o penalti e pôs o Bragança na frente.  

Terminou o jogo.


Jogo realizado no parque Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitro: Pedro Maia (CA Porto), auxiliado por Nuno Soares e Jorge Silva.

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, Xavi (c), João Carneiro, André, João Nogueira, Tiago Ferreira (João Leite, 84'), Gil, Adul (Dino, 63') e Filipe (Pedro Castro, 72'). Treinador, Agostinho Bento. 

GD BRAGANÇA: Ximena; Sérgio, Rui Gil (c) (Pedro, 70'), Tony (Digas, 65'), Roman, Borges, Fábio, Karaté, Vítor, Miguel Lemos e Gamito. Treinador, Rui Vilarinho. 

ACÇÃO DISCIPLINAR:Tony, 40'; Filipe, 40'; Gamito, 44'; João Nogueira, 67'; Karaté, 85'; João Carneiro, 92'. 

MARCADOR: Filipe, 28'; Digas, 82' e Fábio, 91' (g.p.).
.

Sem comentários: