.

.
.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Natação: AD Fafe esteve em várias frentes






Texto e fotos: AD Fafe

Com resultados de elevada qualidade 

Nos passados dias 7 e 8 de Dezembro a Natação fafense encontrava-se a competir em diversas frentes, no caso dos mais velhos a disputa era em Leiria e no que respeita aos cadetes a contenda desportiva era em Recarei. Após se terem verificado resultados de elevada qualidade tanto no Torneio Regional de Fundo em infantis, como no Campeonato Regional de Juniores e Seniores,o qual renderam vários pódios a ADF e atletas seleccionados para a Selecção Regional, reinava no seio do Clube um sentimento de elevada expectativa sentida por todos para as competições que aí vinham. Assim, o Campeonato Nacional de Clubes da 3ª/4ª Divisão(7 e 8 de Dezembro)decorreu na Piscina Municipal de Leiria e teve a presença de 701 atletas (340 masculinos e 331femininos) em representação de 71clubes.

A Associação Desportiva de Fafe, segundo o disposto regulamentar cumpriu a sua participação em 26 provas (22 individuais e 4 estafetas), nomeadamente 13 provas na 3ª Divisão com a equipe masculina e outras 13 provas na 4ª Divisão para a equipe feminina. A equipe masculina que participou na 3ª Divisão foi constituída por: Tiago Teixeira, Rui Ribeiro, Paulo Magalhães, Vítor Cunha, Paulo Miranda e Luís Fonseca, enquanto na 4ª Divisão a equipe feminina foi constituída por: Sofia Ramos, Inês Bastos, Beatriz Meireles, Noémia Verdi, Natália Cunha, e Beatriz Oliveira, orientados pelos técnicos Filipe Carvalho e Filipe Marinho.

A ADF Natação propunha-se a três objetivos fundamentais para estes campeonatos: I) Subida da equipe feminina à 3ª divisão; II) Manutenção da equipe masculina na 3ª divisão com aproximação aos lugares de promoção; III) Melhoria das marcas pessoais da cada nadador e IV) Proporcionar aos nadadores mais jovens de ambas as equipes a participação num campeonato de nível nacional de elevada qualidade.

Os primeiros dois objectivos foram atingidos graças aos desempenhos inexoráveis dos nadadores fafenses que souberam na adversidade ultrapassar de forma brilhante todas as dificuldades e acima de tudo assimilaram o sentido coletivo que este tipo de provas requer.

A equipe masculina obteve no conjunto dos campeonatos 170 pontos (11º lugar da geral) e respectiva manutenção na 3º Divisão nacional em natação pura desportiva e, a equipe feminina 248 pontos (3º lugar da geral) com subida da 4ª para 3ª divisão nacional.

Aliado ao sucesso colectivo, esteve o de cada nadador. Da totalidade das provas nadadas pelos nadadores fafenses merecem especial referência os 15 novos recordes (11 individuais e 4 por estafetas).

Nestes destacamos: Luís Carlos –50 Livres, 100 Livres, 200 Livres e 800 Livres (28,86; 1:00,08; 2:08,42 em parciais de prova dos 800 Livres e, 9:11,88); Tiago Teixeira – 50 Livres(23,59) e 100 Livres com o tempo 50,58, obtido nada mais nada menos que ao lado do actual recordista nacional, realçando o facto do mesmo ser mínimo de acesso para o estágio da Selecção Nacional, e obtido com mérito por um nadador que se revela cada vez mais como um dos maiores talentos da natação em Portugal; Paulo Magalhães – 100 Mariposa (1:01,51); Beatriz Meireles – 200m Costas (2:25,16); Beatriz Oliveira – 100 Mariposa (1:13,40 e mínimos para os Campeonatos Nacionais) e 200 Mariposa (2:47,71) e Noémia – 50 Livres (28,92). Colectivamente destacamos as estafetas de ambas as equipais a melhorarem substancialmente os tempos de inscrição, no caso dos rapazes a realizarem os tempos de 3:39,43 e 4:09,06 e, 4:18,92 e 4:44,35 no caso das meninas para os 4×100 Livres e 4×100 Estilos respectivamente.

As marcas obtidas indicam de forma notória uma progressão nos desempenhos em termos qualitativos nos mais diversos estilos e com particular incidência nos elementos mais novos de ambos os grupos, que para nossa particular satisfação, tivemos a oportunidade de assistir de perto os desempenhos de Beatriz Oliveira, Noémia Verdi e Luís Fonseca.

Realçamos ainda o altíssimo nível destes campeonatos que decorreram num ambiente intenso e em certos momentos com períodos emocionais avassaladores, com dinâmicas competitivas de elevada tensão e com uma plateia profunda conhecedora da modalidade, imensa no apoio aos seus e aos outros.
Por tudo isto, este evento é sem dúvidas, encarado por todos como a prova das provas da natação pura desportiva em Portugal pelos clubes, pelos treinadores e acima de tudo pelos nadadores. A próxima etapa para os Juvenis é o Torneio Zonal- Norte já este fim-de-semana, enquanto que para os Juniores e Seniores é o Campeonato Nacional de Piscina Curta em Felgueiras nos dias 20, 21 e 22 de Dezembro.

Apesar da equipe principal se encontrar em acção em Leiria, no sábado de manhã as atenções também se viraram para Recarei onde os mais novos e talentosos nadadores da Associação Desportiva de Fafe competiam, nomeadamente no TORREGRI I (Torneio Regional Grupo de Idades). Acompanhados pelos técnicos Miguel Mota e Fernando pelota, os petizes da natação fafense nomeadamente Diogo Moura, Tiago Guedes, João Cunha, Luís Alves, Bruno Castro, Sérgio Moniz, Diogo Freitas, Bruno Silva, Ricardo Oliveira, Diogo Seca, Mariana Sampaio, Vitoria Henriques, Inês Castro, Carolina Silva, Alexia Barros, Beatriz Oliveira, Catarina Ferreira, Rita Mourão, Joana Fernandes e Beatriz Silva souberam mais uma vez impor-se na maioria das provas e demonstrar o elevado nível qualitativo da formação que a ADF-Natação já nos habituou, com 6 pódios (quatro 1º Lugares, um 2º Lugar e um 3º Lugar),com as piscinas de Recarei a “rebentar” pelas costuras pelos inúmeros pais presentes, que fazem questão, e bem, de acompanharem estes momentos inolvidáveis.

No escalão infantil, a ADF segue no topo e integra o lote de 7 equipas com nadadores convocados para o Estágio de Capacitação Técnica da Federação Portuguesa de Natação. São 4 os jovens talentos que seguem as pisadas dos seus “padrinhos”, integrando desde já a elite da natação portuguesa. João Freitas, Romeu Fernandes, Rui Martins e Margarida Leite fazem parte do grupo que irá representar a Associação de Natação do Norte de Portugal neste estágio, que conta com a presença de 40 nadadores infantis. O critério de seleção para o estágio é a soma dos pontos obtidos nas provas de 1500m Livres e 400 Estilos no setor masculino, ou 800m Livres e 400m Estilos no caso das meninas, no Torneio Regional de Fundo realizado há 3 semanas, no Porto. 

O treinador de Infantis da ADF, Rui Ribeiro foi também convocado para integrar a comitiva que se desloca a Vila Praia de Âncora, no dia 28 de Dezembro. Os objectivos definidos para este estágio pela Federação Portuguesa de Natação são o desenvolvimento da capacidade aeróbica e avaliação da técnica, a avaliação das características individuais, a estimativa da estatura adulta e o registo antropométrico. A equipa de infantis prepara-se agora para as próximas competições, no dia 25 e 26 de Janeiro de 2014, no Porto. A secção de Natação da ADF aproveita ainda para agradecer à junta de freguesia de Arões de S. Romão pelo precioso apoio no transporte cedido para a deslocação dos nadadores do escalão de cadetes para o TORREGRI I.
.

Sem comentários: