Reportagem: João Carlos Lopes
Fafe caiu de pé e com muita dignidade
O Fafe recebeu o CD Aves em jogo da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal, num ambiente de festa, com muita gente nas bancadas, coberta e descoberta, com os fafenses a mostrarem o seu bairrismo, fazendo lembrar outros tempos em que se debatia com clubes como o que agora recebe para esta eliminatória.
Na primeira parte o Fafe bateu de igual para igual com o seu opositor fazendo esquecer que eram de escalões diferentes, o Aves de uma Liga profissional e o Fafe de um campeonato dito amador.
Na segunda parte o jogo levava a mesma toada até ao momento da expulsão de Raviola aos 56 minutos, o que obrigou a sacrificar um avançado, neste caso Filipe, para a entrada de Tiago que foi ocupar o lugar de Raviola.
Foi com naturalidade que o Aves chegou ao golo, pois a superioridade numérica e a experiência dos seus jogadores acabou por prevalecer, com os golos a saírem dos pés de Jorge Ribeiro, esse mesmo irmão de Maniche, que jogou nos três grandes. Os golos foram de Vasco Rocha, 68 e João Paulo II, 77'.
O Fafe ainda lutou pelo resultado e conseguiu marcar já em tempo de compensação através de um livre directo de João Carneiro, tendo caído de pé na quarta eliminatória da taça. Se o jogo continuasse com onze contra onze talvez o resultado fosse outro.
Veja em baixo como tudo se passou em cada momento.
RELATO CRONOLÓGICO DO JOGO
Veja em baixo como tudo se passou em cada momento.
RELATO CRONOLÓGICO DO JOGO
[1.ª PARTE]
Muita gente no Municipal de Desportos em Fafe com a bancada coberta completamente cheia nas laterais e a bancada descoberta com uma grande quantidade de adeptos como há muito já não se via.
Iniciou a partida.
8' - Partida demasiado táctica com um Fafe atrevido a fazer o que faz em todos os jogos do campeonato.
12' - As duas equipas a quererem marcara mas apesar de chegarem perto das respectivas áreas sem conseguir criar verdadeiro perigo.
13' - Remate de Renato de fora da área muito por cima da baliza de Pedro Freitas.
18' - Remate de Gil de fora da área, saiu rasteiro e fácil para Ricardo. A equipa do Aves estava toda recuada o que denota respeito pelo Fafe.
18' - Remate de Gil de fora da área, saiu rasteiro e fácil para Ricardo. A equipa do Aves estava toda recuada o que denota respeito pelo Fafe.
20' - Gil tentou isolar Filipe mas a bola saiu com força a mais, perdendo-se uma boa situação para marcar. É o Fafe quem mais tem procurado o golo.
23' - Livre de Filipe na esquerda, para a área, com um sucessão de remates de jogadores do Fafe e num deles o guarda-redes Ricardo a fazer uma defesa aparatosa. Foi o primeiro lance de verdadeiro perigo até ao momento.
25' - Público está mais interventivo nas decisões do árbitro que nos outros jogos desta época. Um ambiente a fazer lembrar os velhos tempos.
26' - Cartão amarelo para Valente do CD Aves.
30' - Remate de Trivela de Filipe feito à entrada da área, Ricardo defendeu.
36' - Cartão amarelo para Raviola da AD Fafe. Aves a subir um pouco no terreno e a conquistar dois livres, ambos do lado direito.
40' - Cartão amarelo para João Nogueira pois travou o contra-ataque que o central Rafael pretendia lançar .
42' - Valente a conduzir uma boa jogada pela direita, tentou entregar a Grosso que rematou em primeira instância e depois, em segunda, Vasco Rocha não fez melhor. Cresceu o Aves.
43' - Livre na direita batido por Raviola, saiu ao segundo poste onde Ferrinho esticou o pé mas não chegou para a emenda.
Árbitro deu dois minutos de compensação no 1.º tempo.
45+2 - Remate de Jorge Ribeiro de fora da área, levava força mas Pedro Freitas encaixou.
Fim da primeira parte.
Ao intervalo foi oferecida água e doces regionais na cabine de imprensa
[2.ª PARTE]
46' - Iniciou a segunda parte com o Fafe a acercar-se da baliza do Aves. Não houve alterações ao intervalo.
50' - O Fafe a impor-se ao Aves e a subir no terreno. Houve mais discernimento no último passe e já podia ter marcado, com Filipe e Ferrinho em ambas as jogadas.
51' - Bom trabalho de Gil na direita, a rematar à flor da relva com Ricardo a encaixar. Publico está a ficar empolgado.
52' - Cartão amarelo para Grosso.
56' - Fafe fica a jogar com menos um. Raviola viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Nos protestos Pedro Freitas também viu amarelo. Jogadores do Fafe de cabeça perdida na sequência da expulsão do colega.
59' - Saiu Filipe no Fafe e entrou Tiago que foi para lateral direito. Ficou tudo na mesma à excepção do Fafe ter agora apenas dois homens na frente, Gil e Ferrinho.
62' - Cartão amarelo para Xavi.
65' - Com a saída de Filipe pareceu que o Fafe ficou a jogar com menos jogadores ainda. O veterano da AD Fafe estava a fazer um grande jogo e a impor respeito na defesa do Aves que agora chega e sobra para os dois avançados do Fafe.
66' - Livre de Jorge Ribeiro na direita para a área, Pedro Freitas resolveu a soco.
68' - [GOLO 0-1] Cruzamento de Jorge Ribeiro na esquerda a bola caiu em Vasco Rocha que encostou para o golo com Pedro Freitas a tocar ainda na bola.
69' - Respondeu o Fafe com Gil a rematar à entrada da área, saiu por cima.
70' - Agostinho Bento tirou o médio João Nogueira e fez entrar Adul para o centro do ataque.
71 - Pressão do Fafe no meio campo do Aves.
73' - Livre de Silvestre, na direita, desvio de André de cabeça, saiu por cima.
74' - Livre na direita novamente para a área, deu contra-ataque do Aves.
75' - João Paulo esteve perto de fazer o segundo para o Aves, tentou o remate colocado saiu ao lado do segundo poste.
75' - Livre de Silvestre mais à esquerda para a área, bola aliviada pelo Aves. Ainda na sequência da jogada, Gil, em jeito tentou bater Ricardo que agarrou a bola.
77' [GOLO 0-2] - João Paulo II aproveitou um cruzamento na direita de Jorge Ribeiro para encostar na pequena área.
78' - Ricardo fez uma grande defesa para negar o golo a Adul.
78' Saiu Silvestre e entrou Zé Brochado no Fafe e João Paulo I deu o lugar a Jaime Poulson no Aves.
82' - Saiu Tito e entrou Poulson no Aves.
87' - Remate de Adul, saiu ao lado
89' - Pedro Pereira falhou o que poderia ter sido o terceiro golo do Aves.
3' MINUTOS DE COMPENSAÇÃO
90+2 [GOLO 1-2] João Carneiro de Livre directo do meio da rua a bater Ricardo, com a bola a passar por toda a gente.
FINAL DA PARTIDA
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos em Fafe
Árbitro: Tiago Martins (CA Lisboa), auxiliado por André Moreira e José Borges.
AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, João Leite, João Carneiro, André, Silvestre (Zé Brochado, 78), João Nogueira (Adul, 70), Ferrinho, Filipe (Tiago, 59) e Gil. Treinador, Agostinho Bento.
CD AVES: Ricardo; Grosso (Tito, 82), João Paulo I, Renato, Leandro, Jorge Ribeiro, Vasco Rocha, Valente (Pedro Pereira, 60), João Paulo II (Jaime Poulson, 78), Rafael e Luís Manuel. Treinador, Fernando Valente.
ACÇÃO DISCIPLINAR - Amarelos: Valente, 26; Raviola, 36 e 56; João Nogueira, 40, Grosso, 52; Pedro Freitas, 56, Xavi, 62. Vermelho - Raviola, 56.
MARCADOR: Vasco Rocha, 68; João Paulo II, 77' e João Carneiro, 90+2.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário