.

.
.

domingo, 17 de novembro de 2013

Taça de Portugal: AD Fafe, 1 - CD Aves, 2

Reportagem: João Carlos Lopes 

Fafe caiu de pé e com muita dignidade

O Fafe recebeu o CD Aves em jogo da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal, num ambiente de festa, com muita gente nas bancadas, coberta e descoberta, com os fafenses a mostrarem o seu bairrismo, fazendo lembrar outros tempos em que se debatia com clubes como o que agora recebe para esta eliminatória. 

Na primeira parte o Fafe bateu de igual para igual com o seu opositor fazendo esquecer que eram de escalões diferentes, o Aves de uma Liga profissional e o Fafe de um campeonato dito amador. 

Na segunda parte o jogo levava a mesma toada até ao momento da expulsão de Raviola aos 56 minutos, o que obrigou a sacrificar um avançado, neste caso Filipe, para a entrada de Tiago que foi ocupar o lugar de Raviola. 

Foi com naturalidade que o Aves chegou ao golo, pois a superioridade numérica e a experiência dos seus jogadores acabou por prevalecer, com os golos a saírem dos pés de Jorge Ribeiro, esse mesmo irmão de Maniche, que jogou nos três grandes. Os golos foram de Vasco Rocha, 68 e João Paulo II, 77'.

O Fafe ainda lutou pelo resultado e conseguiu marcar já em tempo de compensação através de um livre directo de João Carneiro, tendo caído de pé na quarta eliminatória da taça. Se o jogo continuasse com onze contra onze talvez o resultado fosse outro.

Veja em baixo como tudo se passou em cada momento.

RELATO CRONOLÓGICO DO JOGO

[1.ª PARTE]
Muita gente no Municipal de Desportos em Fafe com a bancada coberta completamente cheia nas laterais e a bancada descoberta com uma grande quantidade de adeptos como há muito já não se via. 

Iniciou a partida.

8' - Partida demasiado táctica com um Fafe atrevido a fazer o que faz em todos os jogos do campeonato. 

12' - As duas equipas  a quererem marcara mas apesar de chegarem perto das respectivas áreas sem conseguir criar verdadeiro perigo.

13' - Remate de Renato de fora da área muito por cima da baliza de Pedro Freitas. 

18' - Remate de Gil de fora da área, saiu rasteiro e fácil para Ricardo. A equipa do Aves estava toda recuada o que denota respeito pelo Fafe.  

20' - Gil tentou isolar Filipe mas a bola saiu com força a mais, perdendo-se uma boa situação para marcar. É o Fafe quem mais tem procurado o golo. 

23' - Livre de Filipe na esquerda, para a área, com um sucessão de remates de jogadores do Fafe e num deles o guarda-redes Ricardo a fazer uma defesa aparatosa. Foi o primeiro lance de verdadeiro perigo até ao momento. 

25' - Público está mais interventivo nas decisões do árbitro que nos outros jogos desta época. Um ambiente a fazer lembrar os velhos tempos.  

26' - Cartão amarelo para Valente do CD Aves.  

30' - Remate de Trivela de Filipe feito à entrada da área, Ricardo defendeu.

36' - Cartão amarelo para Raviola da AD Fafe. Aves a subir um pouco no terreno e a conquistar dois livres, ambos do lado direito. 

40' - Cartão amarelo para João Nogueira pois travou o contra-ataque que o central Rafael pretendia lançar .

42' - Valente a conduzir uma boa jogada pela direita, tentou entregar a Grosso que rematou em primeira instância e depois, em segunda, Vasco Rocha não fez melhor. Cresceu o Aves.

43' - Livre na direita batido por Raviola, saiu ao segundo poste onde Ferrinho esticou o pé mas não chegou para a emenda.

Árbitro deu dois minutos de compensação no 1.º tempo. 

45+2 - Remate de Jorge Ribeiro de fora da área, levava força mas Pedro Freitas encaixou.

Fim da primeira parte.

Ao intervalo foi oferecida água e doces regionais na cabine de imprensa

[2.ª PARTE]

46' - Iniciou a segunda parte com o Fafe a acercar-se da baliza do Aves. Não houve alterações ao intervalo.    

50' - O Fafe a impor-se ao Aves e a subir no terreno. Houve mais discernimento no último passe e já podia ter marcado, com Filipe e Ferrinho em ambas as jogadas.

51' - Bom trabalho de Gil na direita, a rematar à flor da relva com Ricardo a encaixar. Publico está a ficar empolgado.  

52' - Cartão amarelo para Grosso. 

56' - Fafe fica a jogar com menos um. Raviola viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Nos protestos Pedro Freitas também viu amarelo. Jogadores do Fafe de cabeça perdida na sequência da expulsão do colega.  

59' - Saiu Filipe no Fafe e entrou Tiago que foi para lateral direito. Ficou tudo na mesma à excepção do Fafe ter agora apenas dois homens na frente, Gil e Ferrinho. 
62' - Cartão amarelo para Xavi. 

65' - Com a saída de Filipe pareceu que o Fafe ficou a jogar com menos jogadores ainda. O veterano da AD Fafe estava a fazer um grande jogo e a impor respeito na defesa do Aves que agora chega e sobra para os dois avançados do Fafe.  

66' - Livre de Jorge Ribeiro na direita para a área, Pedro Freitas resolveu a soco.  

68' - [GOLO 0-1] Cruzamento de Jorge Ribeiro na esquerda a bola caiu em Vasco Rocha que encostou para o golo com Pedro Freitas a tocar ainda na bola.

69' - Respondeu o Fafe com Gil a rematar à entrada da área, saiu por cima.

70' - Agostinho Bento tirou o médio João Nogueira e fez entrar Adul para o centro do ataque. 

71 - Pressão do Fafe no meio campo do Aves. 

73' - Livre de Silvestre, na direita, desvio de André de cabeça, saiu por cima. 

74' - Livre na direita novamente para a área, deu contra-ataque do Aves. 

75' - João Paulo esteve perto de fazer o segundo para o Aves, tentou o remate colocado saiu ao lado do segundo poste. 

75' - Livre de Silvestre mais à esquerda para a área, bola aliviada pelo Aves. Ainda na sequência da jogada, Gil, em jeito tentou bater Ricardo que agarrou a bola.  

77'  [GOLO 0-2] - João Paulo II aproveitou um cruzamento na direita de Jorge Ribeiro para encostar na pequena área. 

78' - Ricardo fez uma grande defesa para negar o golo a Adul. 

78' Saiu Silvestre e entrou Zé Brochado no Fafe e João Paulo I deu o lugar a Jaime Poulson no Aves.

82' - Saiu Tito e entrou Poulson no Aves.  

87' - Remate de Adul, saiu ao lado 

89' - Pedro Pereira falhou o que poderia ter sido o terceiro golo do Aves. 

3' MINUTOS DE COMPENSAÇÃO

90+2 [GOLO 1-2] João Carneiro de Livre directo do meio da rua a bater Ricardo, com a bola a passar por toda a gente. 

FINAL DA PARTIDA   


Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos em Fafe

Árbitro: Tiago Martins (CA Lisboa), auxiliado por André Moreira e José Borges.

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola, Ricardo Fernandes, João Leite, João Carneiro, André, Silvestre (Zé Brochado, 78), João Nogueira (Adul, 70), Ferrinho, Filipe (Tiago, 59) e Gil. Treinador, Agostinho Bento.

CD AVES: Ricardo; Grosso (Tito, 82), João Paulo I, Renato, Leandro, Jorge Ribeiro, Vasco Rocha, Valente (Pedro Pereira, 60), João Paulo II (Jaime Poulson, 78), Rafael e Luís Manuel. Treinador, Fernando Valente.


ACÇÃO DISCIPLINAR - Amarelos: Valente, 26; Raviola, 36 e 56; João Nogueira, 40, Grosso, 52; Pedro Freitas, 56, Xavi, 62. Vermelho - Raviola, 56. 

MARCADOR: Vasco Rocha, 68; João Paulo II, 77' e João Carneiro, 90+2.
.

Sem comentários: