Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
Aprovadas com mérito e distinção
- Já estão entre as oito melhores equipas distritais do Norte e das 16 distritais do País
- Loira fez hat-trick e influenciou o resultado
Foi no mínimo empolgante o jogo que a equipa feminina de Futsal fez contra a ACD Castanheira, em que as fafenses venceram por 6-4 e garantiram a passagem à segunda fase da Taça Nacional de Seniores Femininos fazendo agora parte das oito melhores equipas de todos os campeonatos distritais do norte do país e das 16 distritais a nível nacional.
Ao GNA bastava-lhe o empate mas o seu treinador João Nuno Sousa sabia que jogar apenas para isso era andar sobre o fio da navalha e por isso preparou a equipa para a vitória que não foi fácil, no entanto, merecida.
Para queimar mais uma etapa na excelente temporada que a equipa está a fazer o resultado começou a ter expressão logo aos dois minutos com um golo de Loira. Porém, a equipa campeã distrital de da AF de Viana do Castelo ainda mantinha esperanças de passar á fase seguinte caso vencesse este jogo e igualou aos pouco depois por Tânia.
As alvarinhas mostraram-se muito rematadoras mas nem sempre acertavam com a baliza e quando o faziam a guarda-redes Manu dizia presente como aconteceu aos 15’ quando loira rematou e ela defendeu a custo para canto.
A ACD Castanheira atingiu a quinta falta muito cedo, aos 15’ mas aos 16’ foi Verinha a negar o golo a Cris com defesa muito apertada mas eficiente.
A equipa do Alto Minho atingiu a quinta falta aos 17’ que Joana bateu para grande defesa de Manu. No minuto seguinte, com duas valentes intervenções foi Verinha a evitar o golo de Marisa e Vania.
No minuto 19 podia ter acontecido o golo para os dois lados. Loira falhou na cara de Manu e Catarina fez o mesmo, em jogada idêntica, na cara de Verinha, ambas as guardiãs tiveram mérito nas intervenções.
A ACD Castanheira começou a segunda parte a pressionar as alvarinhas mas o marcador voltou a funcionar aos 26’ para o GNA com o pé esquerdo de Cindy a fazer estragos novamente, com Manu desesperada a ainda tocar na bola mas a nada poder fazer. Ainda no mesmo minuto Loira apareceu pelo lado direito a fazer o 3-1 e a bisar no jogo.
As alvarinhas estavam mais soltas e o 4-1 surgiu aos 28’, numa excelente combinação entre Loira e Pisco com esta a receber a tabela que tinha iniciado e a encostar.
Mais um minuto e nova jogada de combinação entre Liana e Loira, com esta a encostar após devolução da bola da sua colega, fazendo o 5-1 e o hat-trick na partida, sendo a mulher do desafio pela influência que teve no resultado. De seguida Loira mandou a bola à madeira ao ferro da baliza, mesmo no ângulo.
Parecia que o jogo estava resolvido mas estava longe de o estar. A equipa do Castanheira reagiu e reduziu na marcação de um livre para 5-2, apontado por Vânia aos 30’. Pouco depois, Tânia, em rotação, bisou na partida e reduziu para 5-3. Aos 34’ Verinha negou o golo a Sandrina, ao defender com o pé. Caso fosse golo o jogo ia ficar mais complicado.
A seis minutos do final o reinado do Castanheira arriscou tudo ao apostar no 5x4. Dois minutos depois Cátia, aproveitando a baliza deserta, quase fazia o sexto golo do GNA. No mesmo minuto Kelly em contra-ataque também tentou marcar mas a bola foi interceptada.
De tanto tentar o GNA chegou mesmo ao 6-3, com Cátia a marcar do meio campo defensivo das alvarinhas aproveitando o 5x4 das adversárias. Patrícia ainda tentou fazer o mesmo de longe mas saiu ao lado. Já só faltavam quatro segundos quando Carol reduziu para 6-4.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário