.

.
.

sábado, 20 de setembro de 2014

Taça AF Braga: GD Silvares, 1- ACR Guilhofrei, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Golo de Óscar carimbou a passagem à 2.ª eliminatória   

- Manta de retalhos de PH revelou-se um bom tecido 

Esta partida tinha tudo para correr mal mas acabou em bem para o GD Silvares que soube superar todas as adversidades e dar uma verdadeira resposta dentro de campo brindando os jogadores quem realmente gosta do Clube com uma vitória, a passagem na eliminatória e um baptismo inesquecícel para o treinador que se estreou oficialmente nesta partida em que a equipa fafense bateu o Guilhofrei por uma bola a zero. 

Depois de terem assaltado e vandalizado as instalações do Clube na madrugada que precedeu o jogo e levado todas as bebidas e comida que tinha sido comprada para absatecer o bar para este jogo, bem como ter danificado os fusíveis por forma a que os jogadores não tivessem água aquecida para tomar banho e cortado as malhas da baliza, ainda se juntou o facto de a equipa adversária ter um equipamento igual aos do fafenses, o que obrigou o Silvares a jogar com o da época passada e mesmo assim, ambas as equipas jogaram de meias iguais. Tudo isto criou um nervoso miudinho dos atletas que são uma autêntica manta de retalhos pois foram recrutados aqui e ali mas revelaram-se um bom tecido em muitas fases do jogo.

O Silvares entrou forte e rápido na partida a pressionar o adversário, tentando marcar cedo e surpreender, o que fez de forma destemida, assumindo o jogo. Não obstante a falta de rotina distrital e a este nível de alguns jogadores, foram agradáveis algumas exibições como as de Moura e de Rafa na defesa. Cometeram erros como o resto dos seus companheiros é verdade mas a equipa ganhou e eles contribuíram em muito para esse sucesso. Não podemos esquecer os homens que estiveram no golo, um livre marcado de forma milimétrica por Mike para uma cabeçada fulgurante de Óscar. também na baliza, Nuno Preto chegou a ser enorme.

O Silvares esteve perto de marcar aos 3' por Teixeira, com este a atirar ao lado e aos 5' quando Óscar bateu um livre e Moura não chegou por pouco à emenda. O Silvares continuou a jogar no meio campo do Guilhofrei.  

Apesar do domínio do Silvares o Guilhofrei criou duas ocasiões que podiam ter resultado em golo. Na primeira, aos 13', valeu a determinação de Moura a cortaram o caminho da bola ao adversário e no segundo, aos 16', Toninho de cabeça atirou ao lado com a baliza aberta. 

Tentou responder o Silvares com um livre de Mike que saiu por cima mas a partida estava equilibrada e assim se manteve até final da primeira parte.

A segunda parte começou praticamente com o golo do Silvares. No primeiro minuto, Mike cobrou um livre no meio campo do adversário, do lado esquerdo e perto da linha lateral, metendo a bola ao segundo poste onde apareceu Óscar com um remate fulminante de cabeça a fazer o primeiro e único golo do desafio. 

A ganhar, o Silvares recuou as linhas e com isso teve muito que sofrer até ao final da partida, tentando a sorte em contra-ataques rápidos. Foi assim aos 58', quando Ratão teve uma jogada de génio, fintou dois adversários na área, entregou a Teixeira que rematou por cima. 

O Guilhofrei começou a farejar o golo com mais frequência e a criar perigo constante na área fafense. Aos 70' depois de uma grande jogada pela esquerda, António fintou tudo, entregou de bandeja a um colega que tinha a baliza aberta mas este permitiu que, de forma rebuscada, os fafenses resolvessem a situação. 

O Silvares ainda reclamou uma grande penalidade aos 76', por derrube de Ratão na área a que o árbitro não anuiu. No minuto seguinte o mesmo ratão rematou para defesa aparatosa de Lino para canto e desse, marcado por Óscar, Costa penteou a bola à frente da baliza. 

O golo do Guilhofrei esteve à vista aos 81' quando Márcio cruzou e Paeca enviou à barra da baliza de Nuno Preto. Aos 84', novamente Márcio a cruzar para Hélder cabecear e Preto fazer mais uma grande defesa e aos 86, Perú de fora da área mandou mais uma bola à barra da baliza do Silvares. 

Nos cinco minutos de compensação Ratão ainda tentou a sorte mas acabou apenas por ganhar canto. 

Jogo realizado no campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho, Fafe.

Árbitro, Nélson Cunha, auxiliado por José Caldeira e Hélder Lemos.

GD SILVARES: Nuno Preto; Ferreira, Moura, Costa, Rafa, Nuno Freitas (Gualter, 82'), Jorge Carneiro (César, 65'), Óscar, Ratão, Teixeira (Jorginho, 74') e Mike. Treinador, Philip Cunha. 

ACR GUILHOFREI: Lino; Moreira (Paeca, 67´), Toninho, Hélder, Márcio, Vitinha (Mitch, 76'), Joca, (Rui, 80'), António, Fábio, Perú e Alexandre. Treinador, Manuel Cavêz. 

DISCIPLINA - Cartões amarelos: Ratão, 29'; Costa, 48'; Joca, 58'; MIke, 64'; Vitinha, 73'; Perú, 75'; Paeca, 82'; César, 88' e rafa, 90+1'. 

MARCADOR: Óscar, 46'.
.

Sem comentários: