.

.
.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SR Cepanense está de volta ao futebol sénior


Texto: João Carlos Lopes

Juventude provoca o regresso através do Popular 

A Sociedade de Recreio Cepanense está de volta ao Futebol Sénior pela porta do Futebol Popular, estando inscrito para participar no Campeonato Concelhio, com um punhado de jovens da terra que cativaram outros a representar esta respeitada instituição fafense.

A ideia partiu do jovem Tiago Vieira antigo atleta da formação do Clube onde se iniciou aos de anos e que durante anos acompanhou o futebol sénior, tendo passado também pelo Golães e Ases de S. Jorge e também de Pedro Sampaio que também passou pela formação da SRC e ainda pelo Oleiros. 

Tiago e Pedro ficaram fascinados com as histórias da SR Cepanense que ouviam dos mais velhos e entenderam que ao ressuscitarem o futebol na Colectividade era também uma maneira de reunir e ocupar as gerações novas, dando-lhes objectivos e preenchendo-lhes os tempos livres com um desporto saudável e comunitário. 

Um dos objectivos deste grupo é reunir o máximo de jovens dafreguesia possível mas sempre abertos a jovens doutras localidades que se integrem no projecto. Prova disso é que a equipa tem jogadores de outras paragens.

Esta é uma ideia que está a maturar desde o início do ano e apareceu em conversas de café, sendo transmitida ao presidente da SRC, Joaquim Mendes, que mostrou muita abertura e ficou agradado com a ideia de ver ressurgir o futebol sénior através dos jovens, prometendo apoiar no que estiver ao seu alcance. 

Este grupo de jovens contou com o apoio de um grande amigo da Colectividade, José Mendes que tem sido incansável em tudo, colocando a sua experiência de dezenas de anos ao serviço desta juventude. 

O plantel já tem 21 jogadores inscritos e mais cinco com a possibilidade de o fazerem e não foi difícil reunir tantos jogadores. A equipa vai ter uma rectaguarda de David Costa, David Carvalho e Frederico Costa, três directores jovens com muita vontade que o projecto tenha sucesso. 

Para já estes jovens já tiveram o condão de cativar outros populares o que ficou bem patente quando houve necessidade de limpar o campo em que juntaram várias pessoas o que deixa evidente a simbiose existente e que deixa boas indicações para o necessário apoio nos jogos. 

A SR Cepanense vai viver de várias ajudas, entre as quais a do Complexo Turístico de Rilhadas e da A.Jofem, bem como o apoio da Junta de Freguesia e de outras micro empresas às quais desde já estes jovens directores do futebol cepanense, entre os quais se encontram jovens licenciados, agradecem.

O treinador é Filipe Oliveira e tem uma história curiosa com esta equipa. Andou a ajudar os jovens directores a arranjar um técnico para orientar a SR Cepanense mas como ninguém aceitou não quis ficar indiferente e como tem uma ligação antiga ao Clube acabou por ficar ele com o cargo. Confessou-nos que aceitou o cargo por se tratar de uma equipa jovem na qual já conhece a maioria dos jogadores desde as camadas jovens da colectividade. Ele sempre defendeu que devia haver futebol sénior em Cepães porque é uma colectividade que lhe diz muito e que aprendeu a servir desde muito novo. 

Filipe Oliveira, tem 39 anos e está perfeitamente identificado com a equipa, um grupo de bons rapazes que quer ajudar a crescer essencialmente como homens e a honrar o bom nome da colectividade. Se conseguir isso certamente que também vai ter uma equipa unida e aguerrida capaz de fazer boa figura e a conseguir resultados porque serão eles a chamar o público ao campo do Cepanense.

O treinador deixa desde já uma palavra de apreço aos adeptos que não têm negado apoio nos jogos de preparação o que tem motivado sobremaneira os atletas. O treinador quer uma equipa respeitadora para ser também respeitada pois a disciplina é um dos objectivos desta colectividade. 

O treinador e os jovens da Direcção revelaram ainda que este é um projecto a médio e longo prazo para que um dia possam sonhar com o regresso ao futebol Distrital e devolver a alegria desse tipo de futebol à freguesia. Para já parece haver a garantia de um plantel equilibrado com os jogadores a quererem lutar pelo mesmo objectivo e que tem conseguido que mais jovens começassem a frequentar a sede da Colectividade. 

PLANTEL DA SR CEPANENSE

GUARDA-REDES: Luís Filipe (Testas) e Carlos Chalita.

DEFESAS: Tiago Vieira, Ricardo, Rui Tiago, Jorge Melo, Diogo Pereira, Tiago Fernando e Tó Faria.

MÉDIOS: Fábio, Pedro Neves, Vasco Costa, David Pereira, Bruno Costa, Albano, Pedro Xavier, Ivo Guimarães, Hugo Daniel e Ryan. 

AVANÇADOS: Nuno Cardoso, Tiago, Pedro Sampaio e Zé Manel.

TREINADOR: Filipe Oliveira 

MASSAGISTA: Frederico Costa

DIRECTORES: David Costa e David Carvalho
.

Sem comentários: