.

.
.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Natação: Tiago Teixeira (ADF) conquistou duas medalhas de ouro em Coimbra

Redacção/ADF 

5 novos máximos pessoais e 4 pódios para a ADF

- Azarado Vítor Cunha, teve que ser operado   

A Associação Desportiva de Fafe esteve presente no passado fim-de-semana em Coimbra no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra para o Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores. 

Estes Campeonatos Nacionais registaram a participação de 590 nadadores (347 masculinos e 243 Femininos) em representação de 98 clubes oriundos de todas as associações regionais de natação do continente e das ilhas. 

Este campeonato representa o culminar de um ciclo de trabalho para os clubes, iniciado no final do mês de Dezembro, e que para a ADF tinha como principais objectivos, novos máximos pessoais na globalidade dos atletas, e no caso de um atleta em particular confirmar a sua mais-valia em provas de velocidade nas técnicas de Livres e Costas obtendo o Ouro nas sua provas de referência. 

Bia Costa
Com estes objectivos em mente participaram nestes campeonatos os nadadores Tiago Teixeira, Ana Meireles, Natália Cunha, Vítor Cunha, Paulo Miranda acompanhados pelos treinadores Filipe Carvalho e Filipe Marinho. Os nadadores fafenses estiveram presentes em 10 provas individuais, do qual resultaram 5 novos máximos pessoais e 4 pódios. 

Em termos de prestação individual destacamos Tiago Teixeira com 2 títulos de Campeão Nacional, 50 Livres (24.24) e 100 Livres (52.79), ambos com novos máximos, o título de Vice-Campeão na prova dos 50 Costas (27.61), conseguindo ainda o 3º lugar do pódio na prova dos 100 Costas (59.62). Resultados excelentes para este nadador que desde de Janeiro, para além viver diariamente com uma lesão no ombro de foro muscular, ainda teve de superar uma fractura óssea ao nível do pulso, que o impediu de treinar cerca de 3 semanas. Ana Meireles participou apenas no estilo de Costas nas distâncias de 50, 100 e 200 metros. Iniciando os campeonatos com a sua participação nos 200 Costas, a atleta não conseguiu impor o seu ritmo habitual ficando aquém do previsto, no entanto corrigido posteriormente nas provas que se seguiram. 

Com elevada prestação nos 100 Costas (1:10,12 e novo máximo pessoal) cotou-se como a 5ª nadadora Júnior A, a nível Nacional. Na prova dos 50 Costas, a mesma atleta também a melhorar o seu melhor registo (32.61) com um prestação de elevada qualidade, no entanto a ser desclassificada por alegada falsa partida. Uma decisão controversa por parte da equipe de arbitragem, porque mesmo visionando as incidências da prova em formato de vídeo é difícil de perceber esta tomada de decisão, com claro prejuízo para a atleta. Quanto a atleta mais nova do grupo, Natália Cunha, teve uma participação mais modesta na prova dos 200 Costas, face as excelentes indicações que vinha dando, assim como a progressão verificada desde o início de época. 

Por fim uma palavra para Vítor Cunha que no dia da chegada a Cidade de Coimbra, acometido por doença súbita teve que ser submetido de urgência a uma cirurgia, que o impediu de estar presente para dar o seu contributo ao Clube nestes campeonatos. Aguardamos o seu regresso o quanto antes e no seu melhor. A todos os que durante o fim-de-semana fizeram questão de lembrar e participar, directa ou indirectamente no apoio à equipa da ADF, também uma palavra de reconhecido apreço e agradecimento.
.

Sem comentários: