.

.
.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Andebol – 1.ª Div. Nac.: Sporting CP, 44 – AC Fafe, 23

Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Metade dos golos sofridos de contra-ataque 

O Andebol Clube de Fafe terminou a sua participação na primeira fase do Campeonato nacional da primeira Divisão, ao jogar, em partida antecipada, na última quarta-feira, com o Sporting, com quem perder 44-23, no Pavilhão Municipal de Mafra. De salientar que a equipa leonina termina esta fase em primeiro lugar.

A grande diferença no marcador deveu-se a alguma ineficácia ofensiva por parte dos fafenses que permitiram ao Sporting marcar 22 golos em 26 contra-ataques, ou seja, precisamente metade dos golos obtidos pelos leões na partida. O ACF esteve inseguro a organizar e a concretizar, apesar de ter mostrado que sabe o que pode fazer para melhorar.

À primeira vista os números podem dar a entender que os fafenses fizeram uma actuação desastrosa mas na verdade não foi bem assim. Tivesse a equipa fafense outro índice de eficácia e as contas seriam certamente outras. Além disso, este jogo foi encarado com serenidade e o treinador Nuno Santos aproveitou para rodar toda a equipa disponível, incluindo os três guarda-redes. Acrescente-se a tudo isto o desgaste da viagem de 370 quilómetros que foi feita totalmente da parte da tarde do mesmo dia e as cargas físicas que os jogadores têm levado para preparar a fase seguinte da prova em que vão lutar pela manutenção. 
Nos primeiros vinte minutos a equipa fafense conseguiu acompanhar o ritmo dos sportinguistas registando um parcial de 14-9 e já aqui havia falhado inúmeras situações, entre elas alguns contra-ataques. Aliás o Fafe apenas beneficiou de oito no total do jogo, tendo concretizado cinco. 

Nos últimos dez minutos da primeira parte os níveis de concentração ofensiva dos fafenses baixaram, tendo Sporting aproveitado para dilatar a vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 21-12. 

Na segunda parte Nuno Santos rodou ainda mais a equipa dando vez aos mais novos e menos utilizados, situação que levou o Sporting a disparar no marcador, mas com os fafenses a conseguirem mesmo assim marcar mais 11 golos. Se tivermos em conta o nível de eficácia contra o Belenenses, a equipa mostrou evolução. 

Apesar de ter pecado na eficácia, o ACF mostrou, a espaços, entrosamento no ataque com jogadas bem construídas e de grande qualidade, o que terá que fazer mais vezes, com uma opção mais firme na hora do remate final.

No AC Fafe o destaque vai para Pedro Peneda com seis golos apontados e em termos globais uma boa exibição. Destaques ainda para Nuno Pimenta que marcou cinco golos e para os três golos que César Gonçalves e Vladimiro Pires apontaram, dando sinais de evolução no regresso após lesões prolongadas. 

Agora o campeonato vai parar duas semanas e entretanto, no dia 25 de Fevereiro será feito o sorteio da segunda fase, com os fafenses a ficarem no grupo da manutenção e descida. Caso para dizer que o verdadeiro campeonato irá começar agora. 

Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Mafra.

Árbitros, Nuno Santos e Nuno Santos.

Sporting SC: Luís Oliveira e Ricardo Candeias; Ricardo Pereira, Pedro Portela, Sérgio barros; João Ligeiro; Frankis Marzo, Rui Silva, Pedro Solha, Nuno Gonçalves, Ricardo Dias, João Antunes, Diogo Domingos e Fábio Magalhães. Treinador, Frederico Santos. 

AC FAFE: Miguel Marinho, Hugo Fernandes e João Santos; Armando Pinto, Cláudio Mota, Paulo Castro, César Gonçalves (3), Nuno Pimenta (5), João Castilho (3), Luís Gonçalves, Vladimiro Pires (3), Mário Pereira, Luís Pereira, Pedro Peneda (6) e Marco Sousa (3). Treinador, Nuno Santos.


Sem comentários: