.

.
.

sábado, 14 de setembro de 2013

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 34 - Águas Santas, 35

Torres da Maia no Pavilhão de Fafe
Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes 

Peões quase derrubaram as torres 

- Segunda parte de luxo merecia outro desfecho

O AC Fafe perdeu com o Águas Santas pela margem mínima 34-25 mas, ficou com um sabor amargo na boca pois deu a nítida sensação que o resultado podia ter sido outro se a primeira parte não fosse tão desgarrada. Ao intervalo o ACF perdia por 14-18. O jogo valeu, essencialmente pela grande segunda parte que os fafenses fizeram e em que foram superiores aos maiatos como demonstra o parcial de 20-17.

Correr sempre atrás do resultado não foi fácil mas a equipa de Nuno Santos, na segunda metade do desafio chegou a dar "show de andebol" com jogadas bem organizadas e finalizações espectaculares, frente a uma formação maiata que na época passada ficou em quarto lugar no campeonato e joga nas competições europeias da modalidade. Em termos de orçamento é como comparar uma pipa de água e uma de vinho mas os briosos jogadores do ACF demonstraram em campo que quando querem têm soluções para contrariar o favoritismo dos gigantes nacionais da modalidade. O resultado assim o espelha e não fosse a falta de eficácia, mesmo nos minutos finais da partida e talvez tivesse sido outro.    

O mau início dos fafenses deitou praticamente tudo a perder. Veja-se os parciais de 0-4 e 2-7 com poucos minutos de jogo decorridos. Depois, aos poucos, o ACF conseguiu atenuar ligeiramente a vantagem dos maiatos mas continuou a cometer muitos erros defensivos e ofensivos. o intervalo chegou com a diferença de quatro golos para o Águas Santas (14-18)

Os minutos iniciais da segunda parte não foram muito animadores com a equipa de Paulo Faria a dilatar a vantagem. Aos nove minutos o resultado era de 19-26. Com menos de um quarto de hora de jogo da segunda parte já tinham sido utilizados os três guarda-redes do ACF, Nuno marinho, Hugo Fernandes e João Santos. 

O Águas Santas chegou aos 30 golos aos 14 minutos e pensou-se que ia chegar aos 40, puro engano. Foi a partir dos 25-30 (aos 15 m) que o ACF encetou uma monumental recuperação e começou a dar espectáculo. O 28.º golo do ACF obtido por Pedro Peneda foi um monumento ao andebol depois de ter iludido literalmente o melhor jogador marcador do Águas Santas e melhor marcador do campeonato na época passada, Pedro Cruz, que lhe estava a fazer uma marcação cerrada, terminando com um chapéu ao guarda-redes. Já antes João Castilho, em contra-ataque tinha feito uma finalização idêntica. Estes dois lances, entre outros muito bem traçados, empolgaram o público. 

Aos 20 minutos o resultado estava em 28-33 e o ACF continuou a sua recuperação tendo chegado aos 32-34 por Peneda. De seguida o Águas santas enviou duas bolas ao poste da baliza de Miguel Marinho, os fafenses tiveram oportunidade de reduzir mas falharam um livre de sete metros. Pouco depois chegou aos 33-35 por Peneda e podia ter reduzido novamente para um mas desperdiçou novo ataque. O Maia marcou novamente (33-35) e o ACF voltou a reduzir por Armando Pinto para (34-35). 

A 31 segundos do fim o ACF conseguiu a posse de bola e podia ter chegado à igualdade mas as torres do Águas Santas impediram os peões fafenses de assaltarem o castelo mas os da Maia não ganharam para o susto. O remate final, já depois de soar o apito pertenceu a Pedro Peneda mas era quase impossível fazer golo com tantos braços no ar e tão altos.            
           
A primeira parte de fraco nível do ACF foi compensada com o grande nível demonstrado no segundo tempo. Valeu a pena ver este jogo. Vale a pena ver o AC Fafe jogar. Quando surgirem as equipas do seu campeonato certamente que as vitórias surgirão. Para já ficam as memórias desta grande segunda parte frente a uma das equipas mais fortes do campeonato.

A equipa valeu pelo todo nos bons e maus momentos com Peneda a mostrar estar em grande forma ao apontar mais oito golos a coroar uma boa exibição sobretudo na segunda parte. Marco Sousa esteve certeiro nos livres de sete metros ao apontar seis em sete possíveis. Armando Pinto também esteve certeiro na ponta direita com cinco golos e o pivot Pimenta facturou seis contra a sua anterior equipa. Uma última palavra para Mário Pereira e Luís Gonçalves que apesar de jovens estiveram bem nas suas posições.         

Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

AC FAFE: Miguel Marinho, Hugo Fernandes e João Santos; Armando Pinto (5), Cláudio Mota (2), Nuno Pimenta (6), Eduardo Sampaio (1), João Castilho (2), Luís Gonçalves (1),Vladimiro Pires, Mário Pereira (2) Luís Pereira, Vítor Ribeiro, Pedro Peneda (8) e Marco Sousa (7). Treinador, Nuno Santos.

ÁGUAS SANTAS: Termo Ferreira, Jorge Sousa (3), Joel Rodrigues (7), Tiago Rodrigues, Pedro Cruz (8), Mário Lourenço (2), Eduardo Salgado, Bosko Bjelanovic (5), Juan Couto (4), Mário Oliveira, Humberto Ferreira, João Ferreira, Nuno Roque (6), Pedro Vieira e Miguel Vieira . Treinador, Paulo Faria. 
.          

Sem comentários: