.

.
.

domingo, 8 de setembro de 2013

Camp. Nac. Seniores: AD Fafe, 2 - SC Valenciano, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes
 
Podia ter sido mais fácil mas 
não era dia para chapéus

O Fafe venceu a primeira partida do campeonato em casa ao bater o Valenciano por 2-1, num jogo que podia ter ficado sentenciado na primeira parte em que os fafenses, além de terem marcado um golo falharam mais duas oportunidades flagrantes de golo, uma antes e outra depois do 1-0, ambas por Filipe em tentativas de chapéu ao guardião Vítor. A primeira bateu na barra e a segunda saiu por cima desta. 

Tal como disse o treinador Agostinho Bento no final, os jogadores transferiram o nervosismo habitual do primeiro jogo da época para o segundo. Talvez por isso o Fafe não tenha feito uma grande partida contra uma equipa que luta somente para a manutenção e que tem 16 jogadores da terra no seu plantel. 

O Valenciano surpreendeu ao não se remeter à defesa, jogando compacto mas com saídas rápidas para o ataque, o que valeu um cartão amarelo a André e outro a Xavi nos primeiros vinte minutos. A equipa do Alto Minho era rápida nas transições quanto mais que conseguiu cortar muitas linhas de passe aos fafenses. 

Aos 24 minutos, em jogada de contra-ataque Gob apareceu nas costas de Raviola e, de ângulo difícil, tentou o remate tendo ganho canto. 

No minuto seguinte Filipe tentou o chapéu a Vítor, a bola bateu na trave, sobrou para Adul que introduziu a bola na baliza mas em fora-de-jogo. 

Ao minuto 27 surgiu o primeiro golo do jogo com Adul a fazer um bom trabalho do lado esquerdo e a entregar a Silvestre, com este a aparecer na área de trás para a frente a rematar colocado para o golo. 

Aos 33 minutos num canto apontado por Júnior, Gob, de cabeça, atirou ao lado, na área do Fafe. No mesmo minuto, Filipe voltou a ver Vítor adiantado, nova tentativa de chapéu que saiu por cima do travessão. 

A primeira parte não teve mais momentos de interesse futebolístico com muitos passes errados e jogadas mal acabadas. 

Na segunda parte o Fafe marcou cedo com a bola a ser jogada de primeira finalizando com um toque de João Nogueira ao segundo poste onde Gil apareceu de cabeça a rematar colocado para o 2-0. 

Tentou reagir o Valenciano que nunca virou a cara à luta ou abdicou do ataque até que aos 59 minutos, na sequência de um canto chegou ao 2-1, com Jorge ao primeiro poste a dar seguimento a um canto apontado por Zeca. No minuto seguinte foi por pouco que Hermes não chegou à igualdade. 

Aos 62 minutos Dino estreou-se com a camisola da AD Fafe e entrou com muita vontade de mostrar serviço, empenhando-se em cada jogada e no entendimento com os colegas. Deixou uma imagem positiva. 

O Fafe voltou a ter uma boa ocasião para marcar aos 78 minutos quando Gil tentou servir Dino e Adul na área e a bola foi interceptada para canto. 

Nos minutos finais, mais os três de compensação, O Valenciano tentou chegar à igualdade mas, apesar do esforço não o veio a conseguir, deixando no entanto uma boa imagem perante um Fafe, algo nervoso e preso de movimentos, ainda em busca da velocidade certa. 



Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitro: Carlos Dias (CA Porto), auxiliado por João Marques e Pedro Martins. 

AD FAFE: Pedro Freitas; Raviola (João Leite, 87), Xavi, Ricardo Fernandes, Ferrinho, João Nogueira (Tiago, 74), André, Silvestre, Filipe (Dino, 62), Adul e Gil. Treinador, Agostinho Bento. 

SC VALENCIANO: Vítor; Jorge, Edu, Francês, Júnior, Gomes, Bouças (Zeca, 46), Ricardinho, Goba, Fusco (Hermes, 53) e Diaby (Filipe, 74). Treinador, Rogério Brito. 

DISCIPLINA: Amarelos – André, 12; Xavi, 20; Fusco, 22; Ricardo Fernandes, 32; Raviola, 37; Júnior, 63 e Ricardinho, 85. 

MARCADORES: Silvestre, 27; Gil, 47 e Jorge, 59.
.

Sem comentários: