.

.
.

sábado, 8 de março de 2014

Edição 2014 do Fafe Show Bike abriu portas com figuras de relevo do ciclismo nacional

Texto e fotos: João carlos Lopes / Tiago João Lopes

"Ciclismo tem mais de cem anos de  história mas sempre com enorme modernidade" 
.
- Leia as declarações de Marco Chagas e Joaquim Gomes 

A edição 2014 do Fafe Show Bike, maior evento de ciclismo a Norte do país já abriu as portas, com o o corte simbólico da fita à entrada da exposição de bicicletas, no Pavilhão Multiusos de Fafe, ponto de partida e de convergência para todas as provas que compõem este certame. 

A momento da inauguração acorreram várias individualidades da edilidade fafense, entre as quais o presidente da Câmara, Raul Cunha e  o vereador do Desporto, Pompeu Martins, Eugénio Marinho, José Manuel Batista, e também antigos ciclistas, como os fafenses Joaquim Leite e Zé Martins e ainda Marco Chagas, Joaquim Gomes e Cândido Barbosa. Marcaram ainda presença, José Luís Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho e Manuel Barros do IPDJ. 

Tiago João Lopes,  jovem repórter de Montelongo
Desportivo colaborou no Trail Bike 
O corte simbólico da fita foi feito pelo Presidente da Câmara que depois experimentou um Segway de uma empresa fafense que estava a expor e tive ainda oportunidade de experimentar uma bicicleta desdobrável em liga muito leve, veículo que o vereador Pompeu Martins não resistiu, também, em dar uma volta.

A comitiva a que mais tarde se juntou o presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, percorreu a exposição visitando os vários stands e detendo-se a conversar com os expositores. 

Uma demonstração de Trial Bike animou a parte final desta inauguração, com o jovem repórter do Montelongo Desportivo, Tiago João Lopes, de 11 anos a oferecer-se para participar num dos números desta vertente do ciclismo, em que o piloto saltou de várias formas sobre o corpo deste voluntário.

Os grandes dias de actividades do Fafe Show Bike são no Sábado e Domingo. No Sábado com a Maratona de BTT que tem cerca de meio milhar de inscritos e no Domingo, com o passeio de Cicloturismo com perto de duas centenas de inscrições. O Fafe Show Bike tem a chancela da Giga BTT, liderada por Ricardo Teixeira, grande obreiro deste certame. 

Uma das figuras que marcou presença no Fafe Show Bike 2014 foi Marco Chagas que nos disse "que este tipo de certames são sempre bem vindos. O mundo das bicicletas está a passar por uma boa fase com o expandir da modalidade, principalmente a nível de praticantes que nos últimos três ou quatro anos tem sido absolutamente incrível. É evidente que as pessoas gostam de ir à procura das novidades e do mundo das duas rodas que nos estão sempre a surpreender pois não pára de surgir coisas novas. Há uma referência no que se refere a grande feira de bicicletas em Portugal que é Santarém, também pelo seu posicionamento no calendário uma vez que em Outubro é uma altura em que as novidades surgem para o ano seguinte o que atrai muita gente. pelo que me é dado ver aqui também tem condições para singrar e para ser uma referência também. Juntando a exposição a todas as actividades que estão em paralelo com o certame, tudo isso faz sentido."

Questionamos o antigo vencedor da volta a Portugal, prova que venceu por quatro vezes se estava preparado para fazer a Maratona de BTT, ao que nos respondeu que ouviu dizer que a mesma era muito dura e por isso mesmo ia ser fazer a meia maratona e mesmo com reticências. "Apesar de me sentir bem e sentir prazer em andar de bicicleta não tenho treinado o suficiente para enfrentar uma competição com dureza e por muito devagar que se vá custa muito a fazer. Preferi fazer os 40 Km por ser mais certo e sempre pelo prazer de participar. Só não participo mais ao longo do ano porque por vezes a minha vida não o permite", referiu. 

Já o director da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, destacou o facto do evento se realizar em Fafe. "Estamos a falar de um município que tem nos últimos anos, a juntar à ligação histórica que já tinha à volta a Portugal, feito uma aposta muito forte neste evento da qual tem retirado dividendos em termos de projecção, até na própria modalidade, que justificava uma exposição como a que podemos apreciar no Fafe Show Bike. Isto é muito importante para a modalidade em todas as suas vertentes. Actualmente a estrada e o BTT são as vertentes mais fortes do ciclismo mas estes certames arrastam promoção para todos os ramos do ciclismo que é uma modalidade com mais de cem anos de história mas que apresenta sempre uma enorme modernidade".         .    

Sem comentários: