.

.
.

sábado, 14 de abril de 2018

Futsal fem. Taça Portugal: Novasemente GD, 5 - Nun'Álvares/ IESFafe, 0 (Resultado exagerado)


Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Desatenções foram deveras fatais 


Num jogo que valia a passagem à final four da Taça de Portugal, a equipado Nun'Álvares/IESFafe, deslocou-se ao Pavilhão do Novasemente, em Anta, Espinho, com cerca se uma centena de adeptos, perder por 5-0, num resultado que não espelha de todo o que se passou na quadra. 

Uma entrada muito desconcentrada da equipa orientada por Rui Cunha valeu uma vantagem confortável de dois golos logo nos primeiros cinco minutos à equipa espinhense que tem muitas jogadoras tecnicamente evoluídas e a representar a selecção nacional. Dar dois brindes a uma equipa deste nível, que lidera o campeonato nacional, é praticamente a morte do artista.

Aos 2' de jogo, uma jogada que terminou com um encosto de Júnior ao segundo poste com a bola a passar pelo meio da zona defensiva das condestáveis originou o primeiro golo. Dois minutos depois a equipa foi apanhada de surpresa enquanto se organizava para um canto que a equipa da casa marcou rápida a bola já estava dentro das malhas da baliza de Belinha, com júnior a bisar. 

Depois disso e durante toda a primeira parte a equipa do GNA/IESF andou atrás do golo mas os remates das jogadoras fafenses foram quase todos parados pela guarda-redes da Seleção Nacional Sara Wallace. 

No início da segunda parte a equipa fafense voltou a ser surpreendida com Júnior a chegar ao hat-trick numa jogada muito parecida com a do primeiro golo. Se já não estava fácil, ficou ainda mais complicado para o GNA/IESF.

Quando faltavam cerca de oito minutos para o final, Rui Cunha arriscou tudo no 5x4, ao jogar com a capitã Ana Loira como guarda-redes volante mas este sistema não veio a colher frutos, permitindo ao Novasemente ampliar a vantagem para 5-0, ao marcar dois golos com a baliza desguarnecida da guarda-redes habitual da partida. Os dois últimos golos das espinhenses foram apontados por Sofia e Pisko.

De assinalar que nenhuma equipa atingiu as cinco faltas em qualquer das partes e não houve exibição de qualquer cartão neste jogo o que demonstra a elevação com que foi disputado.   

Uma palavra para a Federação Portuguesa de Futebol e para as coincidências das equipas mais fortes não jogarem entre si mas sim com as restantes mais fracas, o que praticamente lhes vai permitir jogar a final four da Taça de Portugal. Será que foi mesmo coincidência. Tal como dizem os espanhóis, "não acreditamos em bruxas, mas que as há, há."

Outra palavra para o grande número de adeptos do Grupo Nun'Álvares/IESFafe que se deslocou a Espinho e que nunca regateou apoio em momento algum do jogo. Há uma onda de "ouro sobre azul" que tem invadido vários pavilhões com as diversas equipas de Futsal Condestável e isso é o reflexo do grande trabalho que tem sido feito nos últimos anos e que reflete uma das máximas da colectividade, uma vez nunalvarista, nunalvarista para sempre".       

Jogo no Pavilhão do Novasemente, em Anta, Espinho. 

Árbitros, Francisco Dias e André Costa (AF Porto). Cronometrista, João Dias (AF Aveiro).

NOVASEMENTE GD: Sara Wallace, Nancy, Júnior (3), Sofia (1) e Pisko (1). Katy, Bianca, Lídia, Inês, Beatriz, Joana e Suka. Treinador, Luís Almeida. 

NUN'ÁLVARES/IESFAFE: Belinha, Verónica, Loira Leninha e Mafalda. Coimbra, Sara, Martinha, Liana, Pisco e Nádia. Treinador, Rui Pedro Cunha. 

Sem comentários: