.

.
.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Futsal - Taça AF Braga: Contacto Futsal, 4 - Nun'Álvares IESFafe, 4 (1-2 a.p.) (Na final 9 anos depois)

Texto e foto: Tiago João Lopes 

Tentar agora ganhar a 3.ª Taça a 3 de Junho

Um jogo de loucos aquele que se assistiu no Pavilhão de Refojos, em Cabeceiras de Basto, a contar para as meias finais da taça AF de Braga entre o Contacto Futsal e o Grupo Nun'Álvares/IESFafe, que terminou com uma igualdade a três no tempo regulamentar, depois a quatro no prolongamento, arrastando a  decisão para as grande penalidades em que o Condestáveis foram novamente felizes ao vencerem por 2-1. A  final está marcada para o dia 3 de Junho no Pavilhão da Universidade do Minho onde os Condestáveis vão defrontar a ACR Lordelo. 

A primeira parte em Refojos terminou sem golos, num jogo em que o Contacto entrou melhor, com os Condestáveis a equilibram o jogo aos poucos. Contudo, uma tentativa de alívio de Guedes quase dava golo própria baliza mas Rafa estava atento e evitou o pior. Também Diogo Rafael, na mesma jogada fez brilhar o guarda-redes da casa.   

Na segunda parte a equipa da casa empolgou-se e depois de marcar o primeiro golo nos primeiros cinco minutos conseguiu chegar a uma vantagem muito confortável de 3-0

Uma infelicidade da equipa da casa, resultou no primeiro golo do GNA/IESF e esse foi o tónico que faltava para os comandados de Hugo Oliveira despertarem para o jogo mas quando faltavam seis minutos e meio para o final o 3-1 mantinha-se. 

Num jogo a eliminar Hugo Oliveira não teve outra opção que não fosse arriscar tudo, passando a jogar em 5x4, com Tiago Nogueira, Vítor, Guedes e Bruno Maia a fazerem a vez do guarda-redes. Foi mesmo Vítor a reduzir para 3-2 quando já faltavam menos de três minutos para Guedes a 3,9 segundos do fim fazer a igualdade, que foi como um balde de água fria para os da casa, com o jogo a arrastar-se para o prolongamento. 

No prolongamento Ribeiro enviou à barra e a equipa de Basto enviou ao poste. A dois minutos do final do prolongamento Rafa defendeu um livre de dez metros, porque os Condestáveis tinham atingido a sexta falta. 

O último minuto do prolongamento foi uma verdadeira loucura. Maia fez o 3-4 a 47 segundos do final e a equipa do Contacto começou a jogar em 5x4, com o GNA/IESF a ter a posse de bola mas a ser penalizada com uma falta atacante que viria a dar o 4-4, na marcação de mais um livre de dez metros a apenas 6,5 segundos do final.

Nos penaltis marcou primeiro o Nun'Álvares por Ribeiro, o contacto também marcou, ambas as equipas falharam o segundo, Renato marcou o terceiro para os Condestáveis e Rafa negou o golo ao capitão da equipa da casa para o jogo terminar numa enorme festa para os Condestáveis e a grande massa adepta que acompanhou a equipa a este jogo. 

De referir que o GNA/IESF volta a uma final da Taça AF Braga nove anos depois de ter vencido a última, em 2009, contra o Pousadense por 6-5, após prolongamento. A outra final que também foi ganha tinha acontecido dois anos antes numa vitória por 6-3 contra a Universidade do Minho.  

Sem comentários: