.

.
.

sábado, 28 de março de 2015

Andebol - 2.ª Div. Nac.: AC Fafe, 33 - Académica de S. Mamede, 28

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

AC Fafe já está no "play off" de subida  

O Andebol Clube de Fafe garantiu matematicamente a presença na fase de subida do campeonato nacional da 2.ª Divisão ao vencer a Académica de S. Mamede por 33-28, numa partida em que mais uma vez o treinador José António Silva, fez rodar a sua equipa, o que pode não suceder com tanta frequência na nova etapa que se revela muito mais exigente. Mas para já ainda faltam disputar mais duas partidas nesta fase, deslocação ao Boavista e recepção ao S. Bernardo.

Nesta partida entre o AC Fafe e a Académica de S. Mamede foram marcados 14 livre de sete mentos, oito para os fafenses e seis para a formação matosinhense, com uma eficácia elevada, porquanto apenas foram falhados dois, um por cada equipa. A partida teve ainda oitos exclusões de dois minutos com os fafenses a ficarem mais tempo a jogar em inferioridade, cinco vezes, sem contar a desclassificação por vermelho directo de Eduardo Sampaio.

O jogo manteve-se equilibrado durante os primeiros vinte minutos em que o ACF esteve sempre na frente do marcador mas sem conseguir descolar da equipa de Matosinhos. Disso mesmo dão contas os parciais de 7-5 aos 12 minutos, 10-17 aos 16 e 12-9 aos 20 minutos. A partir daí os fafenses ganharam algum ascendente e passaram pelos 13-9; 13-10, 14-10, 15-10 e 16-10, o S. Mamede ainda marcou o 16-11 mas César Gonçalves ainda obteve o 17-11 para os fafenses. 

O AC Fafe começou mal a segunda parte mas foi mantendo uma margem confortável, 18-13; 19-14, 21-15. Até que surgiram quatro livres de sete metros seguidos com o S. Mamede a marcar três o ACF a falhar um, 21-18. Pouco depois, quando estavam decorridos dez minutos desta etapa, Eduardo Sampaio reagiu mal a uma abordagem mais agressiva de um adversário e foi expulso. Com mais golo ou menos golo os fafenses foram mantendo vantagem 23-20; 24-21 e 26-22, aos 20 minutos. Pouco antes dos 25 minutos chegou à vantagem de cinco golos, 29-24, os matosinhenses aproximaram-se 29-25, aos 25 minutos mas até final os fafenses mantiveram a vantagem que oscilava entre os quatro e os cinco golos, terminando com 33-28. 

No AC Fafe César Gonçalves mostrou que é o melhor marcador da equipa ao apontar oito golos mas, o capitão Armando Pinto revela um grande momento de forma e facturou sete golos, sendo verdade que tanto um como outro marcaram livres de sete metros. Nuno Pimenta com seis golos, todos em jogadas corridas e Cláudio Mota com cinco também se revelaram certeiros no remate. Já na equipa de S. Mamede Gustavo Almeida apontou 13 golos, mais oito que o segundo melhor marcador da equipa neste jogo André Quelhas. 

AC FAFE: Miguel Marinho e João Santos; Armando Pinto (7), Sérgio Ribeiro, Cláudio Mota (5), Tiago Silva (1), César Gonçalves (8), Nuno Pimenta (6) Nuno Pinheiro, José Sampaio (1), João Castilho (3), Vladimiro Pires, Mário Pereira (2), Luís Pereira, Vítor Ribeiro e João Fernandes. Treinador, José António Silva.
.

Sem comentários: