.

.
.

sábado, 28 de março de 2015

Futsal – AF Braga Fase Subida: Nun’Álvares, 1 - Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 4

Texto e fotos: Ricardo Castro 

Três minutos de Sol intenso decidiram dérbi

- Gijo confirmou vitória ao bisar

A Associação de Futsal de Fafe/Sol Poente venceu o primeiro jogo da fase de subida ao impor uma derrota por quatro bolas a uma em casa do Nun’Álvares, equipa com quem tinha perdido os dois jogos da fase regular. Na maior assistência da época no pavilhão dos condestáveis – praticamente cheio – o resultado ficou decidido na segunda parte. O Sol Poente marcou dois golos de rajada ao minuto 29 e logo a seguir, Mateus relançou o jogo, antes de Gijo confirmar a vitória com um bis.

Nos primeiros minutos o Nun’Álvares teve mais bola. O Sol Poente foi respondendo ao ímpeto inicial dos da casa e tentou várias vezes jogadas ao primeiro toque, mas encontrou uma defensiva coesa pela frente.

As oportunidades foram surgindo e aos oito minutos, Teixeira socou um remate de Shake. Na resposta, Luís evitou o golo a Carneiro, com uma saída a ‘fechar’ a baliza. O aval atacante de parte a parte foi abrindo brechas nas defesas e Mica esteve perto de inaugurar. O desvio de cabeça após bica de David foi insuficiente e a bola saiu ao lado. 

Os minutos finais da primeira parte trouxeram mais emoção. Aos 18’, Vito aproveitou um desentendimento entre Tiago Nogueira e Hugo Lemos, seguiu para a baliza e assistiu Miguel para um golo certo, não fosse Diogo Rafael cortar a bola na pequena área. Pouco depois, Vito apareceu na cara de Luís e este, com ajuda de Hugo Lemos, negou o primeiro ao ex-Nun’Álvares.

Nos últimos vinte segundos, Luís e Teixeira em evidência. O primeiro voltou a ganhar o duelo a Vito e com sete segundos para o fim, Mateus arrancou e rematou para defesa do segundo. Já se gritava golo no pavilhão, quando o mesmo guardião voou para negar a recarga a Diogo Rafael.

Na segunda parte, Diogo Rafael e Carneiro tentaram o golo em ambas as balizas, mas os guardiões mantiveram tudo a zeros. Aos 25 minutos, Mateus teve a melhor ocasião após o reatamento. Como que por instinto - e com eficácia - o guardião visitante defendeu o remate do capitão condestável com a ponta dos dedos.

Com a coesão das duas equipas, nada fazia prever dois golos para o mesmo lado em tão pouco tempo. O minuto 29 foi de ouro para o Sol Poente. Mica fez o 0-1, desviando com êxito à saída de Luís. O nº 5 aproveitou da melhor maneira o lançamento de Teixeira e David não ficou atrás do colega. Assistido por Carlos Alberto, rematou de pronto para o fundo da baliza e dobrou a vantagem no lance seguinte.

À súbita mudança no jogo, o Nun’Álvares respondeu da melhor forma. Mateus ganhou espaço no meio e reduziu para 1-2, com um forte remate de pé esquerdo. O golo renovou as hostes locais, mas uma bola parada alargou a vantagem do Sol Poente. Canto de Vito e remate de Gijo para o 1-3. Decorria o minuto 32.

O terceiro golo desorientou os objetivos do Nun’Álvares e a equipa de Tista esteve perto do quarto. Vito desviou para a baliza, mas Tiago Nogueira manteve o jogo em aberto com um corte eficaz em carrinho. 

Nos cinco minutos finais, Hugo Oliveira colocou Tiago Nogueira como guarda-redes avançado e foi o mesmo jogador a ter a melhor ocasião até final. Solto na área, o nº12 rematou desenquadrado com a baliza de Teixeira. No último lance do jogo, Gijo ganhou a bola a Tiago no meio campo ofensivo e atirou a contar para o 1-4. 

O Sol Poente levou a lição bem estudada para o reduto adversário e contrariou as derrotas da fase regular. Na próxima jornada, a equipa de Tista recebe o Covense, que venceu o São Mateus (1-3). O Nun’Álvares volta a jogar em casa, com o outro derrotado da primeira jornada.


Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.

Árbitros: Luís Magalhães e Filipe Silva. Cronometrista: José Ferreira.

NUN’ÁLVARES: Luís, Ribeiro, Diogo Rafael, Mateus (cap.), Tiago Nogueira. Suplentes: Shake, Hugo Lemos, Zé Nando, Paulo Simões, Paulo Novais, Vitinha (gr), Diogo (gr). Treinador: Hugo Oliveira.

AFFSP: Teixeira, Gijo, Vito, Carlos, Mica. Suplentes: Nuno (gr), Carneiro, Roberto (cap.), Ruca, David, Nuno Sousa, Miguel. Treinador: Vítor Pereira "Tista".

Disciplina – cartões amarelos: Vito, 14’, Diogo Rafael, 18’, Tiago Nogueira, 18’, Mateus, 25’, Mica, 25’, David, 32’.

Golos: Mica, 29’, David, 29’, Mateus, 30’, Gijo, 32’ e 40’.

Sem comentários: