.

.
.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Div. Honra AF Braga: OFC Antime - ACD Pica ferve em silêncio

Texto e foto: João Carlos Lopes 

"Um dos dérbis mais apetecidos dos últimos anos"

O dérbi entre o OFC Antime e a ACD Pica, 3.º e 2.º classificado, respectivamente, está a fervilhar em lume brando mas quando neste sábado, pelas 15 horas, o árbitro apitar para o início da partida vai haver ebulição de certeza. Quando esta partida terminar ficam a faltar apenas sete jogos para terminar o campeonato e este é feito da soma semanal de pontos. Nesse capítulo este é apenas mais um jogo mas todos sabemos que será muito mais que isso.  

Um dérbi é sempre um dérbi mas entre equipas com a organização do Antime e do Pica acaba por ganhar outros contornos. São clubes de freguesias vizinhas, com jogadores que já jogaram juntos e que agora estão em lados opostos e que, sobretudo, lutam por um dos dois lugares que dão acesso ao Pró-Nacional, em que o mais certo é serem preenchidos por duas equipas de Fafe, restando saber quem fica de fora entre, Travassós, Pica e Antime, uma vez que matematicamente tudo ainda é possível. 

O Antime tem-se revelado muito forte em casa, onde apenas só perdeu um jogo, contra o Travassós, de grande penalidade, numa partida em que desperdiçou primeiro um lance idêntico. Além disso, registou apenas mais dois empates no seu terreno, com o Arco de Baúlhe e com o Pevidém, ambos a um golo. Em casa marcou 21 golos e sofreu onze em dez jogos. 

Já o Pica já saboreou a vitória por quatro vezes na condição de visitante, em 11 jogos efectuados, sendo a mais mediática a obtida por 2-0 no terreno do líder, Travassós. As outras foram no Arco de Baúlhe (3-0), em Louro (3-1), e em Pedralva (1-0). Nesta condição marcou 17 golos e sofreu 13. 

Este dérbi vai ter algumas condicionantes. Se fizermos um exame objectivo, o Antime está aparentemente com as tropas todas. Já o Pica vai abordar o dérbi sem dois centrais, Tiago (lesionado) e Gusto Lousada (castigado), bem como sem o médio Edu. Além disso, o treinador Marcelo Fernandes encontra-se castigado preventivamente desde o jogo com o Pedralva e vai ter de assistir à partida da bancada, sabendo-se que a do Antime fica por trás de uma das balizas. 

Se nos perguntassem quem era o favorito para a vitória e feitas todas as análises, neste caso seria o Antime, porque joga em casa e não tem atletas tão condicionados como o Pica. Contudo, o Pica deu mostras de união no último Sábado no outro dérbi frente ao Regadas, em que se superou e levou a melhor a jogar quase uma hora com dez e vinte minutos com nove e tem a motivação extra de estar em segundo lugar e ainda que tenha apenas mais um ponto que o Antime, em caso de vitória poderá ficar com mais quatro além da vantagem no confronto directo, pois venceu em casa. 

Tudo isto serve para dizer que vamos estar perante um dos dérbis mais apetecidos dos últimos anos, pois nunca se perspectivou como esta época e na era pós remodelação de todos os campeonatos, tamanha luta pela subida ao escalão mais alto dos distritais, entre as equipas de Fafe, com estes dois protagonistas e Travassós incluído.        
.

Sem comentários: