.

.
.

sábado, 21 de março de 2015

Div. Honra AF Braga: OFC Antime , 2- ACD Pica, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes 

Futebol de segunda teve guarda-redes de primeira

Os guarda-redes foram os principais protagonistas do dérbi entre o OFC Antime e a ACD Pica. Rui evitou o empate aos 70’ ao defender uma grande penalidade a Pedro Mendes, mas Henrique esteve muito mais interventivo no jogo todo ao travar um duelo interessante com Pedro Ismael que só conseguiu desfeiteá-lo aos 10’ mas evitou que marcasse em muito mais ocasiões. 

A qualidade deste dérbi foi de baixo quilate, teve demasiada dureza, muita luta verbal, jogadores a reclamarem constantemente das decisões do árbitro ou caídos e a pedir assistência, na maior parte das vezes sem motivo para tal, com o futebol propriamente dito a passar ao lado da partida. 

Aos sete minutos tinha-se registado um livre para cada lado, primeiro por Pedro Mendes, com a bola abater na barreira e subir e depois por Ismael, com Malhado a cabecear ao lado. 

O Antime apanhou-se a vencer aos 10’, numa jogada de insistência de Pedro Ismael, a aguentar todas as cargas e quando Henrique se preparava para lhe encurtar o ângulo a bola já estava dentro da baliza, colocada junto ao poste. 

O Antime baixou as linhas e o Pica perdeu-se em reclamações que em nada beneficiava a equipa. Aos 21’, Laureano fez um passe magistral para Martinho com Neves a aparecer no caminho da bola a cortar. Aos 29’, Feirinha bateu um livre contra a barreira. Aos, 35’ Pedro Mendes solicitou Martinho que ainda iniciou o chapéu a Rui mas o guarda-redes agarrou a bola. 

O Antime voltou a surgir com perigo aos 38’, novamente por Pedro Ismael, que arrancou desde o meio campo mas quando armava o remate Henrique saiu-lhe ao caminho e defendeu. No minuto seguinte o Antime novamente à beira do golo. Ismael meteu no coração da área onde Miguel dominou de peito para depois Henrique lhe negar o golo. 

O Pica ficou reduzido a dez aos 43’, quando Miguel meteu a bola em Pedro Ismael que com um toque subtil ia passar por Laureano para se isolar e interceptou a bola com a mão, o que lhe valeu a expulsão directa. 

No início da segunda parte, Miguel isolou Pedro Ismael mas Henrique mais uma vez negou o golo ao jogador do Antime. As contas ficaram equilibradas, quando Leo viu o segundo cartão amarelo aos 48’. Ismael voltou a estar perto de marcar aos 50’, num ressalto de bola na área. O duelo entre este jogar e o guarda-redes prosseguiu aos 58’ quando Vítor Beijinhos isolou o médio do Antime que tentou contornar Henrique que mais uma vez lhe levou a melhor. 

O Pica teve dois livres aos 62’ e 64’, batidos por Pedro Mendes que nada resultaram. Aos 70’ o visitante teve oportunidade de empatar quando Neves deu um “chega para lá” em Feirinha na área com o árbitro a assinalar penalti. Pedro Mendes bateu denunciado e em jeito e permitiu que Rui defendesse o lance.

No prazo de um minuto Raul foi expulso com dois cartões amarelos quando ainda faltava um quarto de hora para terminar, a segunda falta foi sobre Feirinha. O Pica não aproveitou e aos 79’, pelo mesmo critério Toninho foi poupado á expulsão, pois viria o segundo cartão amarelo em falta sobre Castanha.

O Pica voltou a criar algum perigo aos 85’, num remate de longe de Toninho, a que Rui correspondeu com boa defesa. No minuto seguinte, após passe de Castanha, Patocas rodou mas o remate saiu à figura de Henrique. 

Foi já em período de compensação que apareceu o segundo golo do Antime. Castanha ganhou a bola a meio campo, embalou, e no dois para um entregou a Samu que levou toque de Joel na área, com direito a segundo amarelo e grande penalidade. Patocas teve frieza para bater Henrique e pouco depois o jogo terminou. 


Jogo realizado no Campo que de Jogos de Antime. 

Árbitro, José Silva, auxiliado por Carlos Macedo e João Macedo.

OFC ANTIME: Rui; Lobo, Vítor Beijinhos, Gustavo (Patocas, 61’), Raul, Malhado, Neves, Ismael (Samu, 81’), Oliveira, Miguel (Castanha, 54’), e Leo. Treinador, Carlos Salgado. 

ACD PICA: Henrique; Joel, Davide, Rui Abreu, Laureano, Catita (Raul, 60’) Álvaro, André Jardim (Toninho, 54’), Martinho, Feirinha e Pedro Mendes (Huguinho, 77’). Treinador, Marcelo Fernandes. 

DISCIPLINA: cartão amarelo – Joel, 6’ e 90+2’; Catita, 13’; Leo, 29’ e 48’; Pedro Mendes, 40’; Martinho, 50’; Toninho, 56’; Lobo, 66’; Joel 74’ e 75’ e Patocas, 78’. Cartão vermelho – Laureano, 43’; Leo, 48’; Raul, 75’ e Joel, 90+2’. 

GOLOS: Ismael, 10’ e Patocas, 92’ (g.p.).

Sem comentários: