.

.
.

terça-feira, 17 de março de 2015

Comunidade desportiva fafense está a crescer em Zurique, na Suíça

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

Matam a saudade com as cores da AD Fafe

Está a crescer a comunidade desportiva fafense na Suíça, nomeadamente em Zurique, que se torna mais evidente torneios de Inverno quando os campeonatos param, porque se juntam todos, os federados e os não federados para participarem em torneios de pavilhão, o que fazem sem negar as origens pois fazem questão de envergar as cores da AD Fafe. 

Um dos Clubes que mais fafenses tem na Suíça é o Cento Lusitano de Zurique onde o fafense Bispo Miguel é o mais velho e capitão de equipa, clube que tem mais cinco fafenses dois seniores e três juniores mas que treinam com os seniores. O Lusitano milita na 4.ª Liga Suíça e nesta paragem de campeonato ocupa o 2.º lugar mantendo o objectivo de subir à 3.ª Liga. Além dos fafenses do Lusitano há mais quatro no Benfica de Zurich e outros dois numa equipa de espanhóis. Há muitos mais fafenses em Zurich mas por causa do trabalho não podem estar federados pois não podem treinar.

Quando há torneios, a comunidade fafense tem tentado juntar -se para participar com as cores da AD Fafe e matar saudades da terra. Os troféus já têm aparecido e no mais recente, organizado pelo Centro Lusitano de Zurique, a equipa de fafenses obteve o 8.º lugar. Aos poucos os fafenses vão formando uma boa equipa e não tarda muito vai estar a discutir os troféus nestes torneios. 

De salientar que o Centro Lusitano de Zurique é o aglomerado de Portugueses mais antigo da Suíça e a comunidade fafense está a crescer neste país transalpino com os fafenses a fazerem questão de se afirmarem como tal e invocarem o nome de Fafe e da AD Fafe sempre que lhes é permitido, até porque é uma das formas que encontram para matar a saudade. Aliás afirmam que levam as cores da ADF para qualquer parte do mundo.
.

Sem comentários: