.

.
.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Pedestrianismo: "Rota dos franceses" envolveu, fafenses, trofenses e marcoenses

Texto:Gabriel Soares / Fotos: Américo Vieira 

Passeio dedicado a Jorge Ribeiro e António Mendes

Num percurso carregado de simbolismo, as secções de pedestrianismo dos Restauradores da Granja (Fafe), do Clube de Campismo da Trofa e da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (Amarante-Baião-Marco de Canaveses), organizaram no passado domingo, 22/03/2015, o percurso pedestre “Rota dos Franceses”, em Bougado, Trofa.

Antes do início da caminhada, na Casa da Cultura, Napoleão Ribeiro, técnico da Câmara Municipal da Trofa, fez os pedestrianistas viajar no tempo e imaginar como foram as invasões francesas em finais de março de 1809, comandadas pelo General Soult.

As tropas francesas tinham entrado por Chaves a caminho do Porto, quando uma das 3 colunas chegou às águas calmas do rio Ave na Barca da Trofa, enfrentou a oposição da Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado, liderada pelo capitão Luís Carneiro, apoiada por populares armados, que impediram a passagem dos franceses, que foram obrigados a subir o rio até à Ponte de Lagoncinha, onde mudaram de margem.

A valentia da população local atrasou por algumas horas a progressão dos invasores, que, depois de conseguirem atravessar o rio numa ponte a montante, acabaram por acampar na Trofa, em Lantemil e no Souto de Bairros, que ficava a poucas centenas de metros da casa onde o general Nicolas Soult pernoitou de 26 para 27 de março de 1809.

Do outro lado da rua, fica a casa de José Moreira, escrivão da Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado, que foi severamente torturado e morto pelos franceses, depois de descobrirem que guardava armas no celeiro.

O seu nome consta da lista inscrita num monumento de homenagem aos 10 "heróicos bougadenses" que morreram nos confrontos com os franceses, erguido em 1999 pela Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

Locais emblemáticos que os participantes tiveram oportunidades de visitar. 

A “Rota dos Franceses” foi dedicada a dois entusiastas pelas caminhadas e pela temática, Jorge Ribeiro e António Mendes, que de momento se encontram impedidos de efetuar caminhadas.

A atividade contou com os apoios da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do Município da Trofa – Património, do Município do Marco de Canaveses, da Junta de Freguesia de Bougado (S. Martinho e S. Tiago), da ACRABE e com a colaboração dos Jornais “Notícias de Fafe”, “O Notícias da Trofa” e “A Verdade”, do Blog “Montelongodesportivo” e da Marcoense FM. 

Sem comentários: