.

.
.

sábado, 21 de março de 2015

Futsal – Taça AF Braga: Nun’Álvares, 1 – GD Caldelas, 3

Texto e fotos: Ricardo Castro 

Frieza do Caldelas rouba sonho aos Condestáveis 

O pragmatismo visitante superou o coração dos fafenses. O Nun’Álvares foi afastado da final da Taça AF Braga, perdendo o acesso ao jogo decisivo com o São Mateus depois da derrota ante o Caldelas, por três bolas a uma. A equipa visitante, mais eficaz e experiente, teve também a ponta de sorte que não acompanhou os fafenses, que tiveram mais oportunidades ao longo dos 40 minutos de jogo.

Em resposta aos primeiros minutos de muita posse do Caldelas, Mateus e Tiago Nogueira falharam a baliza de Tiago por muito pouco. No entanto, e já depois de uma primeira tentativa travada por Luís, Messi fez o 0-1 aos cinco minutos, depois de uma grande jogada ao primeiro toque que quebrou o esquema defensivo fafense. 

O golo sofrido desorientou os fafenses e Kinder esteve perto do segundo no minuto seguinte. A trave – e a ponta dos dedos de Luís – salvaram o Nun’Álvares. A seguir, Mateus tentou sacudir a pressão e obrigou Tiago a intervir para evitar o empate.

Aos 11 minutos, Vieira aproveitou da melhor forma um passe longo de Malheiro e atirou a contar para o 0-2. Uma jogada rápida e simples surpreendeu o Nun’Álvares pela segunda vez.

Os jogadores de Hugo Oliveira, com missão mais difícil, fizeram questão de mostrar em campo a vontade de chegar à final. Pouco depois do golo, Diogo Rafael e Mateus viram a bola beijar o ferro. Aos 15 minutos, Zé Nando assistiu e Hugo Lemos falhou o golo à boca da baliza. Tanta oportunidade só podia dar em golo e, no lance seguinte, Zé Nando não desperdiçou. Diogo Rafael colocou na área e o ex-jogador da Contacto desviou para o 1-2.

O Nun’Álvares cresceu muito com o golo, mas seria Malheiro a estar perto do terceiro do Caldelas, com um remate à barra no último minuto. Em resposta, um lance que espelhou o azar dos fafenses ao longo do jogo. Mateus rematou e Shake, em cima da linha de baliza, não teve tempo de reação e evitou o golo da própria equipa nos últimos segundos da primeira parte. 

Do piso à bancada, a pressão intensificou-se na segunda parte. Logo a abrir, Ribeiro rematou e ficou a pedir mão de Malheiro na área, num lance rápido e duvidoso na área do Caldelas.

Aos 24 minutos, Costa tentou sacudir o aval atacante do Nun’Álvares e obrigou Luís a aplicar-se. Do outro lado, Diogo Rafael picou a bola por Tiago e viu a bola sair à trave. Já Mateus viu o guardião adversário evitar o empate após remate forte.

Aos 34 minutos, uma grande oportunidade para o 2-2. Ribeiro deu na área em Tiago Nogueira, o nº12 arrastou os adversários para a direita e devolveu para o remate de Ribeiro. Quando já se gritava golo, a bola bateu com estrondo na barra e não entrou. 

Dois minutos depois, Zé Nando assistiu Mateus e o n.º 7 rematou para nova defesa de Tiago. O Nun’Álvares, com mais coração e oportunidades, viu o Caldelas marcar aos 36 minutos. Vieira, na zona de pivô, recebeu, rodou na área e assistiu Kinder, que bateu Luís pela terceira vez.

Nos últimos quatro minutos, o Nun’Álvares apostou no cinco para quatro, não cedeu oportunidades ao Caldelas, mas também não conseguiu reduzir a diferença. Mateus rematou contra a muralha defensiva aos 38 minutos e, já nos últimos instantes, Tiago recebeu com espaço no meio e passou a Ribeiro, que rematou muito por cima. 

No final, a desilusão condestável contrastou com a felicidade dos visitantes. Aos fafenses, resta o campeonato. A fase de subida começa no próximo fim-de-semana, com o dérbi diante da Ass. Futsal de Fafe/Sol Poente.

Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.

Árbitros: Crispim Gonçalves e Pedro Paredes. Cronometrista: Sílvia Gonçalves.

NUN’ÁLVARES: Luís, Ribeiro, Shake, Mateus, Tiago Nogueira (cap.). Suplentes: Diogo Oliveira, Vitinha, Diogo Rafael, Zé Nando, Hugo Lemos, Paulo Novais, Paulo Simões. Treinador: Hugo Oliveira.

CALDELAS: Tiago, Malheiro, Costa, Kinder, Messi. Suplentes: Calheiros, Nuninho, Marcelo, Vieira, Duarte (cap.), Pedrinho, Xineco. Treinador: Gilberto Pereira.

Golos: Messi, 5’, Vieira, 11’, Zé Nando, 15’, Kinder, 36’.

Sem comentários: