.

.
.

sábado, 7 de março de 2015

Futsal AF Braga: Ass. Futsal Fafe/Sol Poente, 1 - Nun'Alvares, 7

Texto: Ricardo Castro | Fotos: João Carlos Lopes

Condestáveis não deixaram o sol brilhar

- Diogo Rafael, Mateus e Tiago Nogueira bisaram


O Nun’Álvares goleou a Associação de Futsal de Fafe/Sol Poente por sete bolas a uma e deu um passo importante para seguir rumo à fase de subida, garantida há algumas jornadas pela equipa de Vítor Pereira. Os condestáveis foram superiores na primeira parte e já venciam por 0-4 ao intervalo. Diogo Rafael, Mateus e Tiago Nogueira bisaram, Mica marcou na própria baliza e David apontou o único golo dos da casa.

Pelas contas do apuramento, o dérbi era mais importante para o Nun’Álvares. Expetativa e atenção dominaram os primeiros minutos de jogo. Mica teve a primeira oportunidade para a AFFSP, rematando pouco ao lado. Os condestáveis responderam, com Mateus, Shake e Tiago Nogueira a estarem perto de um golo que surgiria aos 12 minutos. O livre de Shake contou com o desvio da bola em Mica, que fez auto-golo.

Em vantagem, o técnico Hugo Oliveira pediu de imediato time-out, para corrigir aspetos táticos e alterar jogadores. E foi já com Diogo Rafael em campo que surgiu o 0-2. O nº20 aproveitou da melhor maneira o trabalho de Mateus e, na área, desviou para o fundo das redes.

Vítor Pereira pediu desconto de tempo e lançou Carneiro e Nuno Sousa. Mas foi David a obrigar Vitinha a defesa complicada, após boa jogada individual.

Nos últimos minutos da primeira parte, apareceu Mateus. Aos 18 minutos, o nº7 do Nun’Álvares fugiu na direita a Mica e fez o 0-3, num remate colocado ao ângulo superior contrário da baliza. A 17 segundos do intervalo, o mesmo jogador mostrou ser um poço de força e potência. Ganhou a bola no meio campo, aguentou a carga de um adversário e, de fora da área, rematou forte e rasteiro de pé esquerdo para o 0-4.

Na segunda parte, o Sol Poente arriscou tudo para inverter a desvantagem, com o cinco para quatro. Nuno entrou para a baliza, assumiu-se como guarda-redes avançado, mas sofreu o quinto golo aos 22 minutos. Tiago Nogueira arrancou pelo meio, passou por dois jogadores e fez o 0-5.

À mão cheia de golos, a AFFSP respondeu com eficácia. David recebeu de Miguel e colocou a bola fora do alcance de Vitinha. O golo animou os da casa e o cinco para quatro surgiu mais vezes. Hugo Oliveira colocou elementos mais defensivos, com Hugo Lemos e Ribeiro a fazerem dupla na zona mais recuada. Miguel, Nuno Sousa, Vito e Carneiro – este por duas vezes - estiveram muito perto de um segundo golo que não surgiu. Ora por Vitinha estar no sítio certo, ora por alguma falta de pontaria.

Pelo meio, João Nuno falhou o sexto de baliza aberta e Diogo Rafael viu Mica evitar o bis, com um corte de cabeça sublime, em cima da linha de baliza. Quem não falhou foi Tiago Nogueira. Aos 36 minutos, e na sequência de novo cinco para quatro da AFFSP, o nº12 dos visitantes ganhou em velocidade a David e atirou para a baliza deserta, aumentando para 1-6.

A 30 segundos do fim, Diogo Rafael fez o 1-7. No meio campo defensivo, o jovem jogador apanhou a bola no ar e rematou de primeira, aproveitando o adiantamento de Nuno no terreno para marcar um golo vistoso.

A AFFSP sofreu a primeira derrota caseira da época e tem a oportunidade, com a visita ao CART na última jornada, de garantir o segundo posto na fase regular. O Nun’Álvares recebe a Contacto e um empate basta à equipa de Hugo Oliveira para garantir o 4.º lugar, o último de acesso à fase de subida.

Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Fafe.

Ass. Futsal Fafe/Sol Poente: Teixeira, Mica, Ruca, David, Miguel. Suplentes: Nuno (gr), Rafa (gr), Carneiro, Roberto (cap.), Carlos Oliveira, Vito, Nuno Sousa. Treinador: Vítor Pereira.

Nun’Álvares: Vitinha, Ribeiro, Shake, Mateus, Tiago Nogueira. Suplentes: Luís (gr), Zé Fernando, Hugo Lemos, Diogo Rafael, Pega, Simões, João Nuno. Treinador: Hugo Oliveira.

Disciplina – cartões amarelos: Pega, 9’, Nuno Sousa, 14’, Carneiro, 36’.

Golos: Mica (a.g), 12’, Diogo Rafael, 14’ e 40’, Mateus, 18 ‘ e 20’, David, 23’, Tiago Nogueira, 22’ e 36’.

Sem comentários: