.

.
.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Atletismo: Álvaro Carvalho desponta na modalidade

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR

Alimenta o sonho de ir à Selecção

Álvaro Carvalho é mais um jovem fafense a despertar para o atletismo, modalidade em que está a dar os primeiros passos mas já com muito bons resultados quer em corta-mato, quer em pista. 

Com 18, anos, Natural de Fafe e residente em Seidões, Álvaro seguiu as pisadas dos irmãos Paulinho e Cátia Mendes começando por representar o Grupo Desportivo Unidos do Cano, colectividade sediada em Guimarães que tem sido o refúgio, nos últimos anos, dos atletas fafenses. 

Álvaro, que é estudante do 12.º ano na Escola secundária de Fafe, começou a competir em Novembro de 2012 e tem como ambição representar a Seleção Nacional de Atletismo e ficar nos cinco primeiros lugares no Nacional de Corta Mato. Este fafense também espera conseguir fazer bons tempos no nacional de pista. 

É um jovem que sempre gostou de praticar desporto que exigisse resistência física. Começou pelo BTT, mas, na altura, não conseguiu encontrar nenhuma equipa, praticando-o apenas por lazer.

O Atletismo surgiu porque um dia Cátia Mendes o convidou para fazer uns treinos de atletismo em Guimarães, nos Unidos do Cano. Anuiu ao convite e acabou por apanhar o gosto pela corrida, sempre com todo o apoio do Paulinho e da Cátia, bem como dos restantes elementos do clube. Hoje é considerado um dos melhores juniores a nível nacional e já teve uma proposta do Maratona Clube de Portugal. 

Na presente temporada obteve o 1.º lugar no Campeonato Regional de Corta Mato Curto; foi 1.º no Campeonato Regional Absoluto (juvenis, juniores e seniores) nos 1500m em pista coberta; foi vice-campeão regional dos 3000m absoluto (juvenis, juniores e seniores) em pista coberta e 3.º zona norte absoluto (juvenis, juniores e seniores) nos 3000m em pista coberta. Além disso foi 1.º na categoria de júnior no Corta Mato de Airão e obteve várias vitórias e pódios em corridas populares de estrada. 

Além de tudo isso, Álvaro Carvalho ainda conseguiu os mínimos para os campeonatos Nacionais de pista coberta em 1500 m e 3000m.
.

Sem comentários: