.

.
.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Div. Pró-Nacional AF Braga: Arões SC, 3 - GD Travassós, 1

Texto: Ricardo Castro | Fotos: Rui Silva e Ricardo Castro

Dérbi com "Gustinho" especial

O Arões teve mais cabeça e venceu o dérbi fafense da 21.ª jornada da Divisão Pró-Nacional. Os pupilos de Miguel Paredes levaram a melhor sobre o Travassós, por 3-1. Após uma primeira parte muito fraca, os golos e a qualidade surgiram após o intervalo. Curioso é que todos os golos dos aronenses surgiram de cabeça. Gustinho foi a figura da partida, ao bisar, tendo o outro golo sido de Jorge Miguel. Huguinho marcou de grande penalidade para o Travassós, na circunstância o 2-1 na partida.

O Travassós começou melhor e aos dois minutos, um livre de Pedro Mendes fez a bola bater no ferro da baliza de Miguel. Contudo, o Arões foi sacudindo a pressão e aos 11 minutos, Bruno Cunha rematou em bico de fora da área, para defesa apertada de João. Aos 31 minutos, a equipa forasteira voltou a estar perto do golo, num cruzamento-remate de Pedro Mendes, ao qual Miguel se esticou, evitando o golo inaugural. Ao intervalo, nulo justo, dada a fraca qualidade imposta por ambas as formações. 

A segunda parte começou praticamente com o golo do Arões. Aos 47 minutos, Zezinho cruzou do lado esquerdo e Gustinho surgiu solto na área, aplicando um cabeceamento forte, de cima para baixo. João esticou-se todo, mas estava feito o 1-0. Aos 58 minutos, a cabeça de Gustinho voltou a fazer a diferença. Desvio do médio na área, após um livre de Bruno Cunha do lado direito. Com o mesmo protagonista, o Arões dobrava assim a vantagem no dérbi, tranquilizando com os dois golos. O Travassós fez pela vida, até que conquistou uma grande penalidade aos 69 minutos. Huguinho não desperdiçou e reduziu para 2-1.

O resultado ficou fixado aos 81 minutos, com Jorge Miguel, também de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um canto de Bruno Cunha. A vitória permite ao Arões manter-se colado aos lugares da frente, esperando para ver o que os restantes adversários do topo da tabela farão este domingo. Já o Travassós pode ver as equipas da zona mais baixa aproximarem-se, mas é certo que não termina a jornada na zona de despromoção.


RELATO CRONOLÓGICO

2' - Livre de Pedro Mendes, com a bola a bater na barra da baliza de Miguel. Lance de muito perigo para a baliza aronense.

8' - Boa jogada pela direita entre André e Ismael, bola na área em Raimundo, que viu Rafa cortar a bola na hora exacta em que o avançado se preparava para desviar para a baliza.

9' - Remate frontal de Rafa, defesa fácil de Miguel.

11 ' - Remate em bico do meio da rua de Bruno Cunha, defesa apertada de João. Esteve à vista o primeiro golo do jogo.

19' - Substituição forçada no Travassós. Entrada de Best para a saída de André Jardim, alegadamente com queixas no braço direito.

28' - Após três minutos fora das quatro linhas, Pedro Mendes regressou ao jogo, depois de ter saído queixoso da boca após um choque com Fernando Beijinhos.

31' - Cruzamento de Pedro Mendes e Miguel a ser obrigado a intervir para evitar o golo, desviando a bola para canto. Na sequência deste, Carlos Martins cabeceou na pequena área, com a bola a passar pouco ao lado.

Intervalo em Arões. Jogo com pouca qualidade. Muita luta, mas pouco critério nas jogadas. Nulo que se ajusta neste momento.
2.ª Parte:

Começa a etapa complementar em Arões, com uma alteração na equipa da casa. Barbosa entra para o lugar de André. Arões muda o esquema, reforçando o miolo e jogando agora só com dois homens mais na frente: Ismael e Raimundo.

47' - Golo do Arões, por Gustinho. Cruzamento da esquerda de Zezinho e Gustinho surgiu solto ao segundo poste a cabecear com força, de cima para baixo e com força, como mandam as leis. João ainda se esticou, mas não conseguiu evitar o primeiro golo do dérbi.

53' - Segunda alteração no Travassós. Saída de Pedro Mendes, entrando Huguinho para o seu posto.

58' - Golo do Arões, novamente por Gustinho e de cabeça. Livre de Bruno Cunha da direita, na linha limite da grande área, com o médio a bisar na partida, com um desvio imponente para o fundo da baliza.


63' - Jogada rápida do Arões, cruzamento rasteiro da direita de Ismael e Bruno Cunha a rematar de primeira, mas a defesa do Travassós conseguiu cortar.

O Arões ganhou mais tranquilidade com os golos e está a conseguir impor o seu jogo.

66' - Alírio entra no Arões, saindo Ismael. No Travassós, Gil entra para o lugar de Mike.

69' - Grande penalidade para o Travassós, por alegada mão de Jorge Miguel. O lateral viu o cartão amarelo e na marcação do castigo máximo, Huguinho reduziu para 2-1.

80' - O Travassós cresceu com o golo, mas escasseiam as oportunidades, quer para um lado quer para o outro. Há mais coração nesta altura do jogo.

81' - O Arões chega ao terceiro golo, novamente de cabeça. Desta feita Jorge Miguel correspondeu da melhor maneira a um canto da direita de Bruno Cunha.

82' - Jogada pela esquerda do ataque do Travassós e Rui Abreu, a meias com Best, cabeceou para defesa apertada de Miguel.

84' - Última alteração da partida, para o Arões. Entrada do central Kéke, para a saída de Raimundo. Miguel Paredes solidifica a zona recuada da equipa, numa altura em que a equipa aronense tem dois golos de vantagem.

90'' - Passe de Carioca a rasgar, mas Fernando Beijinhos cortou a bola no momento certo, impedindo que a bola chegasse ao isolado Huguinho.

90+2' - Jogada de insistência do Arões, culminada com um remate de meia distância de Barbosa, mas João defendeu bem.

Final do jogo em Arões. Vitória da equipa de Miguel Paredes, por três bolas a uma.

Árbitro: Marco Mendes, auxiliado por Marisa Pereira e Cátia Leitão.

ARÕES SC: Miguel, Jorge Miguel, Fernando Beijinhos (cap.), Sérgio, Zezinho, Néné, Bruno Cunha, Gustinho, André (Barbosa, 45'), Ismael (Alírio, 66') e Raimundo (Kéke, 84'). Treinador: Miguel Paredes.

GD TRAVASSÓS: João, Carlos Martins (cap.), Rafa, Mike (Gil, 66'), Carioca, Chiquinho, Rui Nogueira, André Jardim (Best, 19'), Bruno, Rui Abreu e Pedro Mendes (Huguinho, 53'). Treinador: Paulo Soares.

Disciplina - cartões amarelos: Rui Nogueira, 6', Barbosa, 61', Jorge Miguel, 69'.

Marcador: Gustinho, 47' e 58', Huguinho, 69 (g.p), Jorge Miguel, 81'.
.

Sem comentários: