Texto e fotos: João Carlos Lopes
Maiatos repetem êxito do ano passado
- AC Fafe nunca baixou os braços mas podia ter feito melhor
O Águas Santas Milaneza venceu a 8.ª edição do Torneio de Andebol Cidade de Fafe ao bater no jogo da final o AC Fafe por 27-23, numa partida em que esteve sempre em vantagem tendo encontrado pela frente uma equipa fafense que esteve num plano muito inferior ao que tinha estado no jogo do dia anterior contra o Avanca.
O primeiro quarto de hora do ACF foi praticamente determinante para todo o desafio pois em apenas 15 minutos os maiatos já tinham conquistado uma diferença de sete golos com um parcial de 4-11. Até ao intervalo o máximo que os fafenses conseguiram fazer foi diminuir essa desvantagem em um golo, 9-15. Nem tudo foram erros atacantes ou defensivos dos fafenses que em momentos cruciais viu a madeira devolver três bolas rematas por Pedro Peneda, que voltou a ser um dos melhores marcador da equipa.
Os primeiros dez minutos da segunda parte voltaram a ser determinantes para o desempenho dos fafenses que tiveram sempre que jogar contra o marcador e contra a carga psicológica que a desvantagem acarretava.
A equipa de Nuno Santos nunca desistiu da partida e nos últimos dez minutos da segunda parte, aproveitando as mexidas que o treinador dos maiatos fazia, consegui reduzir drasticamente a desvantagem que chegou a ser apenas de três golos e várias vezes com possibilidade de reduzir ainda mais.
O Águas Santas revelou-se uma equipa com outro estatuto, tirando fruto da sua elevada estatura mas mostrando garra a defender e a atacar, o que o ACF só fez a espaços neste jogo em que teve muitas desconcentrações defensivas e mesmo atacantes.
Na equipa do ACF o melhor marcador foi Nuno Pimenta com 8 golos, seguido de Pedro Peneda com 6, Armando Pinto (1), Cláudio Mota (2), Eduardo Sampaio (1), João Castilho (2) e Mário Pereira (3). De salientar os três golos de Mário Pereira, praticamente seguidos numa fase do jogo, já na segunda parte, em que não estava muito fácil bater o guardião dos maiatos. Marco Sousa reforço do ACF não alinhou nesta partida.
Na equipa do Águas Santas o melhor marcador foi pedro Cruz com sete golos, Jorge Sousa (3), Joel Rodrigues (4), Tiago Rodrigues (1), Bosko Bjelanovic (5), João Couto (4), Mário Oliveira (1) e Nuno Roque (2).
No jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, o Avanca bateu o Xico Andebol por 29-27. Ao intervalo a equipa de Estarreja já vencia por 16-14. O melhor marcador do Avanca foi Luís Santos com 6 golos e do Xico Andebol foi Nuno Silva com sete.
A entrega dos troféus contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, Pompeu Martins.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário