.

.
.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Atletismo: Nuno Fernandes (Lecas) brilhou na Maratona de Bordéus

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: DR

Excelente resultado de um lutador nato

O atleta da Sociedade de Recreio Cepanense, Nuno Fernandes, estreou-de nas maratonas a nível internacional com uma marca notável, percorreu os 42 km da prova em 2h50m08s, foi 18.º na classificação geral absoluta, 11.º no escalão sénior e o 3.º melhor estrangeiro. Pedir mais era impossível para este atleta fafense que também se tem notabilizado em maratonas de Trail. Conhecido entre os amigos por "Lecas", é-lhe sobejamente conhecida a competitividade e a determinação com que se entrega ao treino, o que lhe tem permitido obter já excelentes resultados em provas de diversas distâncias. Enfrentou uma prova, que a chuva endureceu, com determinação e fez do apoio do irmão Eusébio, que também percorreu a mesma distância, e do público, a energia suficiente para fazer um bom resultado. Estamos perante o atleta mais completo do Concelho de Fafe, que alia velocidade e resistência e mostra um empenho e disciplina de treino ímpares. Actualmente com 32 anos, começou a correr há bem poucos anos atrás mas já é um orgulho e um exemplo para todos os atletas fafenses, pois faz o que faz sem treinador e com muita força de vontade. "Lecas" é um lutador nato e ser competitivo está-lhe no sangue. 

Incentivado pelo seu irmão Eusébio Fernandes para correr em Bordéus, que lhe tratou, aliás, de tudo, inscrição e voos e depois de ter a tarefa dessa logística facilitada, só lhe restava fazer uma preparação condigna para satisfação pessoal, familiar e para testar as suas capacidades a um nível diferente do que está habituado a fazer em Portugal. Fê-lo com mestria e merece o reconhecimento de todos os fafenses.  

Nuno Fernandes, traçou como objectivo bater o recorde pessoal e tentar fazer um tempo abaixo das 2 hora se 50 minutos, tendo ficado a apenas oito segundos desse objectivo. Viajou de avião até bordéus Bordéus no dia da prova, onde chegou por volta as 16 horas locais quando faltavam apenas quatro horas para a partida.

As passagens pelos "Chateau Piqcue Callou" e "Chateau Pape Clement" que, estavam iluminados, foi a parte mais dura desta prova que de resto teve um percurso mais plano, com muita gente nas ruas a assistir apesar de chover muito.  "O público dava-nos um grande apoio mas fiquei um pouco triste pois fiz uma boa preparação e via aquele tempo e o povo a dizer que a prova era dura. Antes de começar a prova disse ao meu irmão que o tempo não seria o mais importante mas que ia lutar pela melhor classificação possível pois estava mau para todos e também lhe disse para ter cabeça que a distância era muita e que o importante é terminar mas ele, Eusébio, que também fez a maratona, esticou a corda e a partir dos 30 km penou até ao fim mas ainda fez um tempo aceitável 3h32m", referiu o jovem atleta. 

Aquela moldura humana fez este fafense sentir-se como se estivesse a viver um sonho e rapidamente tentou encontrar um grupo que rolasse a um ritmo que lhe agradasse e assim foi, pois encontrou um conjunto de atletas em estavam também dois irmãos e rolou com eles até aos 22 km a uma boa velocidade, quatro minutos por quilómetro. Sentindo-se confiante, "Lecas" e outro atleta, aceleraram até aos 35 km. Já nas ruas de Bordéus, rolaram ainda melhor com o apoio do público a animá-los o que levou o fafense a dizer que que "se sentiu atleta pela primeira vez na vida atleta. Para mim aquilo eram os Jogos Olímpicos dos Amadores", disse emocionado.

Correr uma maratona envolve muito sacrifício, principalmente quando se traça um objectivo e em Franca o atleta sentiu o apoio que nunca sentiu no seu País. Aos 35 km, deixou ficar o colega e seguiu emocionado para a meta. Ainda ganhou várias posições, pois muita gente quebrou mas também acabou em grandes dificuldades devido ao enorme esforço de correr à chuva. Agora quer voltar a aconselha a prova a outros maratonistas.

A SR Cepanense já demonstrou, publicamente, muito orgulho e uma enorme satisfação pelo feito do seu atleta e os colegas de equipas sentem-se honrados por terem um atleta desta envergadura ao seu lado, que correu e exibiu as cores do Clube que ele próprio ajudou a tornar ainda maior e deu a visibilidade que a humilde Colectividade merece por tudo o que tem feito pelo atletismo em Fafe.

Sem comentários: