.

.
.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Desporto Escolar: Três fafenses são campeões nacionais universitários


Texto: Ricardo Castro | Fotos: FADU


Dois no futsal e um em andebol

Os fafenses Luís Paulo e Tiago Nogueira, no futsal, e Vladimiro Pires, no andebol, conquistaram o título nacional universitário nas respetivas modalidades pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), na edição 2015 dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s).

No futsal, a dupla fafense levantou o troféu depois de vencer a Associação Académica de Coimbra, por 4-2. Luís Paulo marcou um dos golos da final, na altura o 2-1. “Naquele momento estávamos empatados e fiquei feliz por ter deixado a minha marca no jogo mais importante”, refere o ala do SC Braga/AAUM, que disputou os CNU’s na última época, tendo ficado pelos quartos-de-final.

Já Tiago Nogueira, na sua estreia nos campeonatos e na segunda época na modalidade, marcou cinco golos nos seis jogos, tantos quantos o seu compatriota fafense. “Foi uma prova que me permitiu jogar com alguns dos melhores jogadores de futsal do país e que, por isso, me ajudou a evoluir”, conta o pivô do Nun’Álvares.

Ambos os jogadores conquistaram o primeiro título oficial da carreira. Segue-se o europeu universitário, na cidade polaca de Poznan, de 2 a 9 de agosto. Tiago fala numa “competição duríssima com equipas muito fortes e que será muito difícil conquistar o título”. Contudo, tem confiança na “qualidade do grupo”, garantido muito trabalho “para ser chamado”. Por sua vez, Luís Paulo acredita num “grau de exigência maior” no europeu. “Vamos ter que nos preparar melhor ainda do que para os CNU’s e como não sabemos que equipas podemos encontrar, tentaremos chegar o mais longe possível”, afirma o jogador de 20 anos.

O póker nacional e a “responsabilidade” de defender o título europeu

Vladimiro Pires ajudou, pela quarta vez, no “hepta” conquistado pela AAUM a nível nacional. O ponta-direita do AC Fafe alinhou em todas as partidas, num CNU ganho, na final, ao Instituto Politécnico de Leiria (39-24). “Este sétimo título consecutivo mostra com clareza o investimento da AAUM a nível do desporto universitário”, diz Vladimiro.

Em julho de 2014, o atleta fafense sagrou-se campeão europeu universitário em Roterdão. Com o triunfo interno, a AAUM volta a um europeu que venceu nos últimos dois anos. E defende o troféu em casa, no mês de agosto. “Acredito que haja uma responsabilidade acrescida neste europeu por ser jogado em Braga, onde teremos a possibilidade de defender o título e sermos tricampeões”, admite Vladimiro.

Nos CNU’s que decorreram em Braga e Guimarães, de 19 a 26 de abril, o trio fafense escreveu uma página importante no desporto académico. Resta agora saber se, nos europeus, a proeza é repetida.

Sem comentários: