.

.
.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Futsal: Acção de Formação no multiusos foi um sucesso de adesão

Redacção/CMF 

Com a presença de altas individualidades da modalidade 

O Multiusos de Fafe foi palco de uma ação de formação de futsal, subordinada aos temas "Princípios metodológicos no ensino/treino de futsal - adequação ao nível de desempenho" e "Exemplo das seleções nacionais jovens".

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Fafe e do IESF - Instituto de Estudos Superiores de Fafe, a sessão, orientada pelo selecionador nacional, Jorge Braz, contou com a participação de cerca de 100 jovens.

A ação contou com uma presença especial, Melissa Antunes, jogadora da seleção nacional portuguesa e considerada a 10ª melhor jogadora de futsal do mundo.

Na ação, que teve por base a apresentação do livro "Etapas de Formação do jogador de futsal", da autoria de Jorge Braz, José Luís Mendes e Pedro Palas, elementos da equipa técnica da seleção portuguesa, Pompeu Martins, Vereador do Desporto da Câmara Municipal, elogiou a iniciativa.

"Para nós, é muito importante e significativo termos cá hoje, a presença de Jorge Braz, selecionador nacional e também uma honra recebermos Pedro Dias, da Federação Portuguesa de Futebol. Fafe é uma terra que tem vindo a dar bons passos no desporto, inclusive, na promoção do futsal. Temos apostado no incentivo à prática de desporto nos mais jovens. A nossa política de desporto procura juntar todas as modalidades, sendo também importante assegurar a qualidade da prática e a reflexão sobre o desporto", acrescentando que "estamos a desenvolver um planeamento estratégico para a prática do desporto em Fafe e, por isso, apelamos a que todos se juntem a nós, nos deem a vossa opinião e nos ajudem a crescer", concluiu.

Na sessão foi ainda apresentado o livro sobre a temática por Pedro Dias, da Federação Portuguesa de Futsal, que aproveitou a ocasião para se referir a esta prática desportiva como “uma modalidade em franco desenvolvimento com mais praticantes e maior reconhecimento nacional e internacional”.

"Em 2016, esperamos que o futsal seja a modalidade coletiva mais praticada em Portugal. Queremos que o futsal não seja visto como uma variante, mas antes como uma modalidade distinta, com caraterísticas particulares", explicou.

O selecionar nacional que orientou a ação de formação, explicou que a base do livro assenta na questão, "Que problemas apresentam os jogadores de topo ? " e que toda a sua estrutura assenta nas metas ambicionais, na área de desenvolvimento desportivo e nas associações de futebol, vistas como células fundamentais.

Refira-se que o livro contém cerca de 10 propostas de exercício treino para cada nível de desempenho, apontando a possível solução para os problemas diagnosticados.

Depois da apresentação teórica, seguiu-se uma demonstração dos alunos da turma de Desporto IESF, sob orientação de Jorge Braz. Foram feitos vários exercícios de treino e explicadas as regras básicas para cada um.

Sem comentários: