É já no próximo domingo, dia 12 de abril, que se realiza um jogo mítico dos campeonatos nacionais de futebol, o AD Fafe - FC Famalicão. Desta vez, em semelhança ao que aconteceu há muitos anos, o jogo conta para as subidas aos principais escalões do futebol nacional. A equipa de Famalicão vai visitar os fafenses na condição de líder isolado da fase de subida do Campeonato Nacional de Seniores, enquanto o AD Fafe é terceiro, mas a apenas 3 pontos dos lugares de promoção. Se isto não chega para convencer os leitores a marcar presença no Parque dos Desportos, em Fafe, então segue-se uma pequena lista de 5 razões que explicam porque não pode perder este jogo.
Esta rivalidade surge no seguimento de queixas apresentadas pelo AD Fafe para evitar a subida do FC Famalicão, no final dos anos 80. Este último tinha vencido a Segunda Liga e preparava-se para disputar o escalão máximo do futebol português, mas uma queixa da AD Fafe, que denunciou corrupção num jogo dos famalicenses contra o Macedo de Cavaleiros, acabaria por fazer com que o clube fosse relegado para a 3.ª divisão, ocupando assim o Fafe o lugar vago na primeira. De lá para cá, o clima entre os adeptos dos dois clubes tornou-se semelhante ao de uma guerra civil.
As paisagens
Embora o atletismo e o BTT sejam excelentes formas de apreciar as paisagens locais, a maneira mais rápida e que cobre maior área continua a ser de automóvel, e é essa viagem que pode desfrutar entre Famalicão e Fafe, sempre na companhia dos montes envolventes ao Rio Ave. Uma vez chegados a Fafe, também se pode desfrutar de toda a serra que separa esse concelho da região de Trás-os-Montes.
O AD Fafe tem uma claque conhecida pela fidelidade e pelo ambiente musical que recria nos jogos. Os Yellow Fighters não se calam durante os 90 minutos e envolvem todo o estádio num ambiente festivo, que muitas vezes tem levado a que os jogadores se empolguem e resolvam jogos nos últimos minutos. Já o FC Famalicão conta com a claque Fama Boys, que desde 1990 marca presença em qualquer estádio onde o clube jogue, para além da grande falange de adeptos que o clube amealhou com as boas prestações desta temporada. É provável que a claque do AD Fafe utilize o velho jargão "Graças a Deus não nasci em Famalicão" para apimentar o ambiente na bancada.
É para subir
Basicamente só há dois lugares para três equipas, e só assim é porque o AD Fafe conseguiu vencer o favorito Varzim na última jornada, entrando assim nas contas para a subida, sendo este jogo de extrema importância para os fafenses se manterem nessa luta que parecia ser a dois. Já o FC Famalicão vai mais confortável, com seis pontos de vantagem sobre os fafenses, mas uma escorregadela pode custar o primeiro lugar, e o risco de não segurar o segundo. Jogadores de ambos os lados sabem que têm de ganhar pontos neste jogo para subirem de divisão, e isso resultará num jogo que, ao primeiro golo, se soltará descontrolado com espectáculo garantido.
Apoiar o clube da terra
Nunca foi tão importante apoiar os clubes da terra, pois com as dificuldades económicas as associações e clubes locais precisam de toda a divulgação possível e de todo o apoio, para mostrarem que são queridos e assim conseguirem bons patrocínios que façam levantar o clube. Tanto um como o outro levam o nome da cidade e do concelho a todo o país, e quanto maior reconhecimento dessas cidades, maior a hipótese de aparecerem novos investidores, podendo ajudar à economia local com criação de postos de trabalho, e de outro tipo de desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário