.

.
.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pedestrianismo: “Marcha da Liberdade” continua a surpreender

Texto: Gabriel Soares / Fotos: DR

Uma marcha sem protesto e pela nossa saúde 

Ano após ano, a “Marcha da Liberdade” continua a surpreender!!! Na sua 15.ª edição, a Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja continua a percorrer caminhos com história, pelo concelho de Fafe. A edição deste ano comtemplou território das freguesias de Fafe, Arões (Santa Cristina), Arões (São Romão), Golães, Passos e Fornelos.

O dia 25 de abril de 2015 começou cedo, com a associação ARCO e a Comunidade de Santo Ovídio, a darem as boas vindas aos participantes. Após a visita à Capela de Santo Ovídio e as palavras de boas vindas, deu-se início à caminhada, como é tradição, com a entregue de um cravo vermelho a cada participante. Por trilhos e caminhos antigos, do alto de Santo Ovídio até ao Senhor do Bomfim foi um pulo, logo de seguida, a antiga estrada de ligação de Monte Longo a Guimarães, com passagem pela Ponde de S. Gidos e pela Capela de Santo André. Campos de cultivo, faziam companhia, de vez em quando o S. Pedro brindava os pedestrianistas com uma chuvada.

Passagem pela Quinta das Vinhas e mais uma viagem ao passado, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões recriou o jogo do pau, o artesanato com o entrançado de palha e o linho, o saltar à corda, que fez muitos participantes recuar no tempo e para apagar a sede, uma limonada especial. Mais uns passos e a Capela de Varziela era alcançada, pouco tempo depois uma pausa para recuperar energia e abastecer, junto à Igreja Paroquial de Golães, um miminho da Junta local.

De novo no caminho, avista-se o Museu Hidroelétrico de Santa Rita, onde bem perto os fornelenses davam as boas vindas com uma faixa “Bem-Vindos a Santa Comba de Fornelos”, logo de seguida, a Ponte do Barroco recebeu a “visita” de Camilo Castelo Branco, onde em 1860 esteve a comtemplar o rio Vizela. A Capela de Santa Rita era o ponto de interesse seguinte, bem como o canal de abastecimento da central.

Mais uns passos e entrou-se no paraíso!! Um carvalhal de acesso à Quinta do Minhoto, onde nos esperavam os Escuteiros de Fornelos com os bombos. Uma paragem para apreciar a beleza do local e uma lição de como fazer chapéus de palha, um aperitivo para o almoço e toca a andar que se faz tarde.

A caminhada terminou no Salão Paroquial de Fornelos, onde decorreu o almoço e animação a cargo do Grupo de Música Alegria, do Centro de Convívio de Fornelos, terminando com os tradicionais doces de Fornelos, a adoçar a partida para a próxima Marcha da Liberdade em 2016...

A “XV Marcha da Liberdade” foi organizada pela Secção de pedestrianismo dos Restauradores da Granja, contou com as parcerias da ARCO – Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio (Fafe), do Movimento Amigos Santa Comba de Fornelos, do Agrupamento de Escuteiros de Fornelos – 961, do C.C.F. – Centro de Convívio de Fornelos e com o apoio da Federação de Campismo de Montanhismo de Portugal, da Câmara Municipal de Fafe, das Juntas de Freguesia de Fafe, de Arões (São Romão), Arões (Santa Cristina), de Golães, de Passos e de Fornelos, da Quinta do Minhoto (Fornelos), da Comunidade de Santo Ovídio, da Paróquia da Fornelos, do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões, Grupo Cultural e Desportivo de Passos, da Doce Retiro, da Doçaria de Fornelos César Freitas Unipessoal, Lda., da Confeitaria e Doçaria Maria do Céu Freitas, da Florista Graça e da Berci, e como media partners, o Jornal “Notícias de Fafe” e o blog Montelongo Desportivo

Sem comentários: