.

.
.

sábado, 4 de abril de 2015

Futsal – AF Braga Fase Subida: Nun’Álvares, 7 – ADC S. Mateus, 5

Texto e fotos: Ricardo Castro 


Susto despertou Condestáveis para o triunfo

O Nun’Álvares somou a primeira vitória na fase de subida, ao levar de vencida o São Mateus, em casa, por 7-5. Depois da igualdade a uma bola ao intervalo, uma chuva de golos na segunda parte. Os fafenses estiveram a vencer por 4-1 e cederam a igualdade em menos de um minuto, respondendo de igual forma com três golos de rajada, que praticamente decidiram um encontro emotivo e intenso de início a fim.

Num jogo entre os derrotados da primeira jornada, o São Mateus entrou com mais posse de bola e Baião foi o primeiro a tentar o golo. Luís defendeu e, na resposta, Luciano voou para negar o golo a Tiago. Aos sete minutos, Samuel trocou os quatro jogadores de campo. Os visitantes continuaram com mais bola e Cueca dispôs de nova ocasião, salva por Luís.


Aos poucos, os fafenses conseguiram anular a estratégia adversária e Mateus bateu Luciano aos 18 minutos. Com 52 segundos para o descanso, Baião empatou o jogo. Um desvio de primeira à entrada da área bateu Luís e levou o jogo igualado para a segunda parte. 

No recomeço, o Nun’Álvares recolocou-se na frente. Contra-ataque rápido de Diogo Rafael, bola em Tiago Nogueira e este a devolver para Diogo encostar com êxito para o fundo das redes. Logo a seguir, Tiago podia ter aumentado a vantagem, num chapéu sem sucesso a Luciano. 

O São Mateus carregou em busca de novo empate. Ruizinho, Baião e Pedrinho materializaram a posse de bola em oportunidades, mas não conseguiram bater Luís com sucesso. 

Aos 29 minutos, a experiência de Jonas. À saída do guarda-redes, o jogador dos condestáveis picou a bola e fez o 3-1. Classe, habilidade e uma eficácia que mexeu com a estratégia do São Mateus, que passou a jogar com guarda-redes avançado. Na primeira grande oportunidade para reduzir distâncias, deu golo do Nun’Álvares. Luís negou o 3-2 a Baião e na sequência, Hugo Lemos, quase de baliza a baliza, fez o 4-1.

Quando tudo parecia mais tranquilo para os fafenses, 40 segundos de descalabro ditaram a igualdade. O experiente Carlos Leite fez o 4-2 e colocou o marcador empatado a quatro, já depois de Faneca fazer o terceiro. A reviravolta esteve perto logo a seguir, com Luís a negar o hat-trick ao capitão famalicense. 

Depois da tempestade, o Nun’Álvares fez as contas como Deus. Até três. O número de golos em outros tantos minutos que devolveu uma vantagem outrora conseguida. Shake fez o 5-4 a passe de Tiago Nogueira, numa fotocópia autêntica do golo de Diogo Rafael. A beneficiar da estratégia de cinco para quatro do São Mateus, Tiago Nogueira elevou para 7-4, com dois remates certeiros para a baliza deserta.

A dois minutos do fim, Carlos Leite fez o terceiro da conta pessoal e reduziu para 7-5. O São Mateus tentou algo mais até final, mas o resultado não mais se alterou. O Nun’Álvares soube superar um momento menos bom no jogo e aproveitou mais o erro contrário. Tudo resultou nos primeiros três pontos e na aproximação ao duo da frente, fruto do empate (4-4) entre Ass. Futsal de Fafe e Covense. 


Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe. 

Árbitro: Paulo Gomes e Manuel Morgado. Cronometrista: Alexandre Gencer. 

NUN’ÁLVARES: Luís, Ribeiro, Diogo Rafael, Mateus, Tiago Nogueira. Jogaram ainda: Zé Nando, Shake, Hugo Lemos, Jonas. Suplentes: Diogo Oliveira (gr), Vitinha (gr), Paulo Novais. Treinador, Hugo Oliveira.

ADC S.MATEUS: Luciano, Pedrinho, Baião, Ruizinho, Vitinha. Jogaram ainda: Carlos Leite (cap.), Faneca, Domingos, Ivo, Cueca, Vítor. Suplentes: Cirilo (gr). Treinador, Samuel Salgado.

Disciplina – cartões amarelos: Mateus, 22’, Baião, 31’. 

Golos: Mateus, 18’, Baião, 20’, Diogo Rafael, 22’, Jonas, 29’, Hugo Lemos, 32’, Carlos Leite, 33’, 33’ e 38’, Faneca, 33’, Shake, 34’, Tiago Nogueira, 35’ e 36’.

Sem comentários: