.

.
.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Veja como alguém de fora vê o dérbi minhoto entre Fafe e Famalicão

Texto: Fernando Silva (B-OIN) / Fotos: JCL

Cinco motivos para assistir ao jogo AD Fafe - FC Famalicão

É já no próximo domingo, dia 12 de abril, que se realiza um jogo mítico dos campeonatos nacionais de futebol, o AD Fafe - FC Famalicão. Desta vez, em semelhança ao que aconteceu há muitos anos, o jogo conta para as subidas aos principais escalões do futebol nacional. A equipa de Famalicão vai visitar os fafenses na condição de líder isolado da fase de subida do Campeonato Nacional de Seniores, enquanto o AD Fafe é terceiro, mas a apenas 3 pontos dos lugares de promoção. Se isto não chega para convencer os leitores a marcar presença no Parque dos Desportos, em Fafe, então segue-se uma pequena lista de 5 razões que explicam porque não pode perder este jogo.


Pode testemunhar in loco uma das maiores (e menos conhecidas) rivalidades do país

Esta rivalidade surge no seguimento de queixas apresentadas pelo AD Fafe para evitar a subida do FC Famalicão, no final dos anos 80. Este último tinha vencido a Segunda Liga e preparava-se para disputar o escalão máximo do futebol português, mas uma queixa da AD Fafe, que denunciou corrupção num jogo dos famalicenses contra o Macedo de Cavaleiros, acabaria por fazer com que o clube fosse relegado para a 3.ª divisão, ocupando assim o Fafe o lugar vago na primeira. De lá para cá, o clima entre os adeptos dos dois clubes tornou-se semelhante ao de uma guerra civil.

As paisagens

Embora o atletismo e o BTT sejam excelentes formas de apreciar as paisagens locais, a maneira mais rápida e que cobre maior área continua a ser de automóvel, e é essa viagem que pode desfrutar entre Famalicão e Fafe, sempre na companhia dos montes envolventes ao Rio Ave. Uma vez chegados a Fafe, também se pode desfrutar de toda a serra que separa esse concelho da região de Trás-os-Montes.

O ambiente nas bancadas

O AD Fafe tem uma claque conhecida pela fidelidade e pelo ambiente musical que recria nos jogos. Os Yellow Fighters não se calam durante os 90 minutos e envolvem todo o estádio num ambiente festivo, que muitas vezes tem levado a que os jogadores se empolguem e resolvam jogos nos últimos minutos. Já o FC Famalicão conta com a claque Fama Boys, que desde 1990 marca presença em qualquer estádio onde o clube jogue, para além da grande falange de adeptos que o clube amealhou com as boas prestações desta temporada. É provável que a claque do AD Fafe utilize o velho jargão "Graças a Deus não nasci em Famalicão" para apimentar o ambiente na bancada.

É para subir

Basicamente só há dois lugares para três equipas, e só assim é porque o AD Fafe conseguiu vencer o favorito Varzim na última jornada, entrando assim nas contas para a subida, sendo este jogo de extrema importância para os fafenses se manterem nessa luta que parecia ser a dois. Já o FC Famalicão vai mais confortável, com seis pontos de vantagem sobre os fafenses, mas uma escorregadela pode custar o primeiro lugar, e o risco de não segurar o segundo. Jogadores de ambos os lados sabem que têm de ganhar pontos neste jogo para subirem de divisão, e isso resultará num jogo que, ao primeiro golo, se soltará descontrolado com espectáculo garantido.

Apoiar o clube da terra

Nunca foi tão importante apoiar os clubes da terra, pois com as dificuldades económicas as associações e clubes locais precisam de toda a divulgação possível e de todo o apoio, para mostrarem que são queridos e assim conseguirem bons patrocínios que façam levantar o clube. Tanto um como o outro levam o nome da cidade e do concelho a todo o país, e quanto maior reconhecimento dessas cidades, maior a hipótese de aparecerem novos investidores, podendo ajudar à economia local com criação de postos de trabalho, e de outro tipo de desenvolvimento.


Sem comentários: